27 de fevereiro de 2019

Ingressantes do Instituto participam no “Show de Talentos CEFISC 2019”

Organizado pelos alunos da graduação e pós-graduação que compõem a administração do Centro de Estudos de Física de São Carlos (CEFISC), a primeira edição do ano do Show de Talentos do CEFISC ocorreu no final da última terça-feira, dia 19 de fevereiro, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, tendo contado com a participação de alunos – ingressantes e veteranos – do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). O evento, já tradicional no Instituto, deu sequência à XX Semana de Recepção dos Calouros cuja proposta foi a integração de ingressantes nos cursos de bacharelado do IFSC, em noite marcada por companheirismo e bom humor, típicos dos “ifscanos”.

Apresentado pelas alunas Gabriela Ruiz, da Física Computacional, e Maria Eliza de Melo Ramos, da Física Teórica e Experimental, que deram ao evento um tom dinâmico e agradável, o show compreendeu apresentações artísticas com cerca de seis minutos cada, extremamente diversificadas e marcadas, além das performances em si, pela identidade de cada um dos alunos. Os tradicionais cantar e tocar fizeram-se presentes do começo ao final do evento, com músicas pop, metal, clássica, brasileira e, em especial, a atemporal “Hallelujah”, do grupo Pentatonix, que incentivou um “show de luzes” a partir da plateia. Além disso, o palco contou ainda com apresentação de um stand-up que apresentou a versão em rock da música infantil “Atirei o Pau no Gato”, bem como um malabarismo fora da programação, incentivado pelas apresentadoras.

Para calouros e veteranos, o Show de Talentos usualmente recebe menos inscrições de recém-chegados, seja pela timidez já característica de estarem a iniciar o curso, ou por não conhecerem o funcionamento do evento, algo que não se verificou nesta edição. Os três calouros participantes – dois estudantes de Física e uma estudante de Física Computacional – foram intensamente aplaudidos “pelo talento e pela coragem”, como mencionaram as apresentadoras, acompanhadas pela torcida da plateia.

Próximo do final do evento, ocorreram ainda participações especiais da Companhia de Dança CAASO e do grupo de cheerleading, CAASO FALCONS. A Companhia de Dança CAASO, composta pelo aluno de Física Computacional, João Victor Floriano, divulgou o trabalho da companhia – que ocorre às segundas às quartas-feiras (Funk, Stiletto e Contemporâneo) e as sextas-feiras (Street Dance) – seguido por apresentações fantásticas dos participantes de cada modalidade. Já o grupo de cheerleading, CAASO FALCONS, destacou o início das seletivas para a composição do grupo, sob a voz do também “ifscano”, Davi Bessa, que, logo após, partiu para uma pequena e incrível amostra da performance característica da modalidade.

Entretanto, no saguão do Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” foi montado um mural que apresentou vários trabalhos, como fotografias, desenhos e poesias, com o objetivo de apreciar também outras formas de arte, com destaque especial para os trabalhos do Grupo de Fotografia do CAASO, o FoCA.

Acesse AQUI o álbum de fotos do evento.

Para saber mais sobre o Centro de Estudos de Física de São Carlos (CEFISC), clique AQUI.

Para saber mais sobre a Companhia de Dança CAASO, clique AQUI.

Para saber mais sobre o Grupo de Cheerleading CAASO FALCONS, clique AQUI.

Para saber mais sobre o Grupo de Fotografia do CAASO (FoCA), clique AQUI.

Rui Sintra/Carolina Falvo (estagiária de jornalismo)