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25 de fevereiro de 2019

IEA – Polo de São Carlos promove apresentação do “Homem Virtual”

Em um evento organizado pelo Grupo de Educação do Polo de São Carlos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), liderado pela Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, o Prof. Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, foi o convidado especial para a apresentação de um seminário que ocorreu no dia 18 de fevereiro e que teve como ponto principal o projeto denominado “Homem Virtual”, da autoria do palestrante.

A epiderme, como ela funciona e como é constituída

Perante uma plateia constituída por docentes e pesquisadores do IFSC/USP, bem como pelo Coordenador do IEA – Polo de São Carlos, Prof. Valtencir Zucolotto, pela Diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), Profª Salete Linhares Queiroz, e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, Prof. José Galizia Tundisi, o Prof. Chao Weng apresentou a plataforma “Homem Virtual”, um projeto criado em 2003, utilizando computação gráfica 3D de uma forma mais dinâmica. O objetivo é difundir os conhecimentos complexos sobre saúde – como anatomia, fisiologia e/ou fisiopatologia, entre outros. “O projeto representa um empacotamento de conhecimento científico para uma comunicação de forma fluida, quer seja para ensino na graduação da Faculdade de Medicina, quer ainda para outras áreas do conhecimento, mas ligadas também à saúde, bem como para transferir conhecimento para sociedade. O desejável será proporcionar uma vivência sobre a saúde em espaços de museus, fazendo o aluno sair dos livros para viver o conhecimento, até porque a vivência se incorpora no dia a dia. Nós já entramos no segmento do ensino básico, fundamental e médio, para levar o que tem de conhecimento científico e validado academicamente”, objetiva Prof. Chao, que menciona, como exemplo, a instalação do “Homem Virtual” na cidade de São Paulo, mais precisamente no Catavento Cultural, bem como na antiga Estação Ciência, na região da Lapa, igualmente na Capital.

Como é formado o crânio (em pormenor)

O objetivo da plataforma é democratizar o conhecimento básico e dessa forma estimular a produção autônoma de ideias. “Pouca gente conhece as funções e a organização da anatomia humana, então priorizamos a construção desse conhecimento para fascinar o aluno. Daí, ele ‘ancora’. O grande problema de hoje é que informamos demais nossos alunos. A ideia agora é formar bem algumas âncoras, sendo que elas construirão novas ideias por si só. O ideal é que eles construam o que é mais relevante, entendendo cada um dos pontos”, declara.

O professor menciona ainda o papel do “Homem Virtual” na redução da propagação de doenças. “Se o Brasil quer resolver o problema do SUS e das doenças, a melhor forma é difundir o conhecimento sobre saúde e corpo humano para que as pessoas saibam como se prevenir. Tentamos cobrir doenças demais, ao invés de difundir a cultura da saúde. Quando você começa a explicar, as pessoas se tornam menos reféns de uma situação de agravo”, explica o Prof. Chao.

A extensão da plataforma “Homem Virtual” também foi pauta da discussão. “Com a popularização da impressora 3D, em meados de 2014, nós retiramos estruturas do “Homem Virtual” da computação gráfica para materializá-las fisicamente. Agora, incorporamos, além da visão e observação, o toque, algo que os jovens irão ficar fascinados. Temos uma integração de conhecimentos, podendo chamar isso de educação criativa, porque o aluno toca, percebe e começa a criar novas ideias para fortalecer o conhecimento”, declara o Prof. Chao, que viabilizou seis impressoras 3D para as escolas municipais de ensino fundamental na cidade de Santos. “Assim, os alunos também veem como ocorre a impressão. Chegamos ao ponto com dois conceitos pedagógicos: um, que eles se fascinam pela tecnologia e passam a não ter medo dela, e a outra é que participam da produção de estruturas que eles utilizam para o aprendizado. Muitas vezes, o aprender a tecnologia, por si só, já é pedagógico. Para o estudante do ensino público, vale muito sublinhar que ‘eu também aprendi com ferramentas tecnológicas’”.

Coração – onde se pode ver todo o seu interior e detectar onde surgem as principais doenças

A plataforma “Homem Virtual” propõe a explicação “prática” da anatomia humana e envolve também questões interdisciplinares que buscam a produção de pensamento crítico por alunos observadores. “O interessante é que, através do corpo humano, você consegue integrar conhecimentos, falando de física, por exemplo. Através da observação e do toque da anatomia humana, questões como “porque produzimos o suor em um dia de calor”, podem estimular o desenvolvimento do pensamento observador e crítico”, finaliza.

Está sendo estudada a hipótese da plataforma “Homem Virtual” poder fazer parte do acervo do “Museu Prof. Mário Tolentino”, que ficará inteiramente dedicada aos alunos dos ensinos fundamental e médio, bem como do CDCC, para a mesma finalidade, podendo beneficiar, dessa forma, centenas de jovens alunos.

O Prof. Dr. Chao Lung Wen é coordenador do Projeto Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização da educação em saúde, e líder de grupo de pesquisa da USP em Telemedicina e Telessaúde no diretório de pesquisa do CNPq/MCT . É coordenador e responsável pelo Projeto “Homem Virtual, Mídias Digitais e uso de impressão 3D”, e pelo “Programa Jovem Doutor Redes”. Coordenador de Projetos do Pró-Inovalab – 2011 (Laboratório Digital de Aprendizagem Clínico Prático em Saúde) e (Laboratório de Midias Interativas e informatização da graduação), projetos integrantes dos editais para criação de Laboratórios de Inovação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Telemedicina e Telessaúde, Teleducação Interativa, Tecnologia Educacionais Interativas, Teleassistência, Objetos de Aprendizagem, e Pesquisa Multicêntrica.

Rui Sintra (com Carolina Falvo – estagiária de jornalismo)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

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Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
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