5 de outubro de 2018

“Colloquium diei” apresenta palestra com Prof. Roberto Mendonça Faria (IFSC/USP)

Eletrônica Orgânica: Conceitos fundamentais e aplicações em dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos foi o tema da palestra inserida em mais uma edição do programa Colloquium diei, relativo ao dia 05 de outubro do corrente ano, apresentada pelo docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria – IFSC/USP.

O palestrante começou por recordar que o laboratório da natureza vem desenvolvendo a Eletrônica Orgânica (EO) desde o surgimento das primeiras moléculas orgânicas na Terra, há mais de 500 milhões da anos (era pré-cambriana). Porém, o homem inicia seus primeiros experimentos com dispositivos de moléculas orgânicas somente a partir da década de 1980.

Desde então, a Eletrônica Orgânica vem crescendo continuamente e hoje é uma das áreas interdisciplinares mais importantes da Ciência e da Tecnologia contemporânea, pois abre perspectivas de fundir os conhecimentos fundamentais da Física, da Química, da Bioquímica e de Engenharias.

Neste colóquio, o Prof. Roberto Faria apresentou os conceitos básicos da Eletrônica Orgânica e algumas de suas aplicações na indústria, eletrônica e em áreas da energia e da medicina, tendo destacado os projetos que vêm sendo desenvolvidos dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Eletrônica Orgânica (INEO), que é patrocinado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESP.