5 de outubro de 2018

ICAP-2018: O Novo Sistema Internacional de Unidades através de aula

Assista aqui à aula conjunta sobre o novo Sistema Internacional de Unidades, ministrada em julho último pelo diretor de nosso Instituto, Vanderlei Bagnato, junto com o Prêmio Nobel da Física – 1997, William Daniel Phillips,tendo como palco a realização, em Barcelona (Espanha), da International Conference in Atomic Physics (ICAP), que este ano completou 50 anos de existência.

O destaque desta aula, assistida por cerca de oitocentas pessoas, entre pesquisadores, docentes e alunos, centrou-se na conexão da física atômica com as novas definições do Sistema Internacional de Unidades, tendo em consideração que a partir de maio de 2019 o quilograma não será mais definido com base no artefato de Platina-Irídio, mantido em Paris, mas sim em constantes fundamentais da Física, como a constante de Planck.

Clique na imagem abaixo para assistir a esta aula.