1 de outubro de 2018

“Seminário NaCa” recebe palestra do Prof. Ubirajara Filho (IQSC/USP)

O Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCa) organizou no dia 28 de setembro, pelas 16 horas, em suas instalações localizadas no Campus II da USP São Carlos, mais um seminário, desta vez com a participação do reconhecido docente e pesquisador do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Prof. Ubirajara Rodrigues Filho, que dissertou sobre CO2: Desafios e Oportunidades.

Com a crescente preocupação de utilização de matérias primas abundantes e baratas, assim como com efeitos e causas do aquecimento global, a atenção de várias organizações e setores produtivos têm se voltado à captura, armazenamento e uso do CO2 emitido ou atmosférico, CCU.

Em sua apresentação, o palestrante enfatizou o fato de o CO2 ser uma molécula apolar de baixa reatividade cinética, em função da baixa energia dos seus orbitais HOMO e LUMO, tendo exemplificado algumas das possibilidades para a captura de CO2 e uma alternativa de armazenamento de grandes volumes.

Na sequência de sua apresentação, Ubirajara Filho mostrou algumas das tecnologias que estão sendo utilizadas para a sua transformação, sem que, contudo, tenha esgotado os exemplos de todas as alternativas, quer de captura, armazenamento ou uso deste gás, não obstante ter sublinhado o fato de que, com engenhosidade e investimento em pesquisa e desenvolvimento, é possível transformar um passivo num ativo proporcionando a geração de riqueza e empregos.

Por último, o palestrante salientou que questões como o aquecimento global não serão resolvidas apenas por uma filosofia de CCU, havendo a necessidade de uma mudança de paradigma socioeconômico que envolva uma mudança na legislação internacional e nacional, na educação formal e informal da população e da cultura político-empresarial.

O Prof. Ubirajara é docente do Grupo de Química de Materiais Híbridos e Inorgânicos – Departamento de Química e Física Molecular – Instituto de Química de São Carlos – USP.