31 de agosto de 2018

No IFSC/USP – “Colloquium diei”: “USP : 30 anos de autonomia”

O Prof. Dr. José Roberto Drugowich de Felício, ex-docente do IFSC, chefe de gabinete do reitor da USP (1990-92 e 2014-2015) e diretor do CNPq (2004-2010), foi o palestrante convidado de mais um Colloquium diei, edição que aconteceu no dia 31 de agosto no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP).

O foco da apresentação do palestrante esteve centrado no tema USP: 30 anos de autonomia, recordando como a universidade pública paulista implementou a autonomia – financeira e de gestão -, reconhecida por um decreto estadual em 1989.

Apesar das manifestações de intelectuais, da imprensa e de ações pontuais de dirigentes, a burocracia e as pautas corporativas e populistas insistiram em ancorar a instituição aos padrões estatais, em desacordo com as congêneres internacionais e as possibilidades da autonomia.

Recentemente, o crescimento das despesas e o descontrole de gestão exigiram que a Universidade criasse uma agenda de reformas e refletisse sobre seu futuro, enquanto a garantia de uma fatia do imposto, destinado exclusivamente ao sistema universitário, ainda persiste como experiência única no ambiente acadêmico.

Neste colóquio foram tratados também outros temas de interesse, como a gratuidade, o processo de nomeação de dirigentes, a flexibilidade dos contratos de trabalho, a avaliação, a representação externa e a prestação de contas à sociedade, que definirão o modelo organizacional adequado para enfrentar os desafios à universidade no século XXI.