23 de agosto de 2018

Prof. Sérgio Mascarenhas participa do “USP Lecture” em São Paulo

O Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP) participará no próximo dia 30 de agosto, entre as 14h30 às 16h30, de mais uma edição do USP Lecture, onde abordará o tema Ciência, Tecnologia e Inovação com Transdisciplinaridade, com foco em questões relacionadas com inovação e economia, ambas estabelecendo links sugestivos para contornar a crise econômica que atinge não só o Brasil, como grande parte da América Latina.

Neste evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e que ocorrerá no Auditório do Conselho Universitário da USP, em São Paulo  (VEJA AQUI A LOCALIZAÇÃO), Sérgio Mascarenhas começará por abordar a quarta revolução tecnológica, que disseminou a Ciência, a Tecnologia e a Inovação como o caminho real para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, tendo, por outro lado, aumentado a desigualdade dentro da estrutura do capitalismo selvagem, na qual menos de 0,1 % da população controla o Produto Global Bruto (PGB).

Dentro desse quadro, o palestrante mostrará como tecnologias, como Big Data e IOT (internet das coisas) são submetidas a uma enorme dependência de políticas de Estado, a médio e longo prazo, e possuem a necessidade de elevados investimentos do Produto Nacional Bruto (PNB), que chegam a custar até 4% em algumas nações.

Em plena era digital que marca o século XXI, o Prof. Sérgio Mascarenhas recordará as importantes contribuições de dois renomados cientistas contemporâneos – Stephen Hawking e Roger Penrose – que deixaram uma questão em aberto para a humanidade: será possível construir computadores superiores ao cérebro humano e sistemas robóticos com autoconsciência e livre-arbítrio?

A introdução e apresentação do palestrante será feita pelo Prof. Glaucius Oliva (IFSC/USP), sendo que o evento tem entrada livre e gratuita, não sendo necessário efetuar inscrição.