28 de agosto de 2018

Rádio USP destaca CIBFar: CEPID instalado no IFSC/USP

Vinte e dois pesquisadores pertencentes à Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), que se encontram distribuídos pelas áreas de produtos naturais, química orgânica sintética, biologia molecular e estrutural, bioquímica, química medicinal, planejamento de fármacos e ensaios farmacológicos.

Essa é a moldura humana, técnica e científica do CIBFar – Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CEPID-FAPESP), instalado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP/Campus-2), cujo objetivo é proceder a análises biológicas e químicas de compostos e identificação de seus princípios ativos, tendo em vistas ao desenvolvimento de candidatos a novos fármacos para doenças pesquisadas nesse centro.

Cooperando com organizações nacionais e internacionais para desenvolvimento e aplicação de novos fármacos como alternativas de tratamento de patologias, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o CIBFar também tem seu lado pedagógico, estando apto a receber, em suas instalações, a visita de alunos dos ensinos fundamental e médio, possibilitando o contato deles com a ciência e suas perspectivas.

O Prof. Adriano Andricopulo, coordenador de Transferência de Tecnologia do CIBFar, explicou à Radio USP, no programa “Momento USP Inovação”, como funciona esse CEPID da FAPESP.

Clique abaixo para conferir a entrevista.

(Adaptado à matéria da autoria de Laura Raffs – Jornal da USP/Rádio USP)