6 de agosto de 2018

Abrindo portas: intercâmbio entre IFSC/USP e FACSETE (MG)

A equipe da FACSETE

Um acordo de intercâmbio firmado entre o Grupo de Óptica do IFSC/USP e a Faculdade de Sete Lagoas – FACSETE (MG) proporcionou, no final do mês de julho último, a permanência durante uma semana, nas instalações de nosso Instituto, de um grupo constituído por quatro estudantes daquele estabelecimento de ensino superior do Estado de Minas Gerais, dedicado a formar profissionais em diversas áreas da saúde, como, por exemplo, odontologia, fisioterapia, radiologia e psicologia.

Larissa Alécia

Com um cronograma especialmente elaborado para essa visita, as quatro alunas da FACSETE, supervisionadas pelo pesquisador do IFSC/USP, Antonio de Aquino Jr., acompanharam e trabalharam em situações inseridas no espectro boco-maxilo, tendo exercitado suas competências em microbiologia e microscopia confocal, e acompanhado os tratamentos de diversos pacientes. A intenção do IFSC/USP é elas concluírem sua graduação com uma perspectiva sólida da pesquisa aplicada, levando esses conhecimentos até outros estados, neste caso até ao estado de Minas Gerais.

Maria Mariana

Essencialmente interessadas nas técnicas de tratamento por terapia fotodinâmica que estão sendo desenvolvidas na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, as quatro alunas da FACSETE terminaram sua permanência entre nós: em vez de dizerem adeus ao IFSC/USP, todas elas se despediram com um “até logo”. Larissa Alécia Veiga (20) e Maria Mariana Sales (21) estão no 3º ano do curso de odontologia e afirmam que suas estadas no IFSC/USP superaram todas as expectativas. “Participamos de aulas sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas na UTF. No início, pensava que tudo o que iria aprender era mais em termos de conceitos teóricos, mas estava completamente enganada, foi tudo ao contrário, ou seja, meti mesmo a mão na massa”, comenta Larissa, que acrescenta que o que fez aqui em São Carlos seria completamente impossível em Sete Lagoas. “Colaboramos no tratamento de pacientes odontofóbicos, de pessoas com necessidades especiais, além de uma cirurgia de freios labiais. Foi fantástico e já antevejo a minha vinda para o IFSC/USP para fazer meu mestrado”.

Vitoria Gabrielle

Já para Maria Mariana Sales, o conhecimento adquirido no IFSC/USP e na UTF não tem preço. “Estive focada no tratamento da mucosite, algo que foi extraordinário, embora o tratamento da disfunção temporomandibular (DTM) seja realmente o meu foco para implementar em Sete Lagoas. Contudo, já decidi que gostaria de fazer meu pós-doc aqui”.

Ana Flávia

Por outro lado, Vitoria Gabrielle Campos (21) e Ana Flávia Saturnino Bento estão já na reta final do curso de fisioterapia. Ana Flávia sempre teve vocação para ajudar pessoas, principalmente as que sofrem com algum tipo de deficiência. “Acho que é algo humanitário que nasceu comigo, que está dentro de mim. O que mais me chamou a atenção nos tratamentos aplicados na UTF foi tudo o que estava relacionado com a fibromialgia, artrose e artrite, e, ainda, as úlceras diabéticas. Por exemplo, constatei as diferenças de recuperação e de reconquista da qualidade de vida entre uma paciente com fibromialgia, que estava iniciando sua primeira sessão, e outra que estava sendo submetida ao último procedimento: foi impressionante ver as diferenças entre as duas, bem como a forma como o fisioterapeuta trabalha o psico das pacientes. Fenomenal”, enfatiza Vitoria, que acrescenta: Sete Lagoas vai beneficiar muito se aplicar estes protocolos de tratamento, pois é uma cidade que está no centro do estado e que poderá dar mais qualidade de vida à população, contribuir, assim, socialmente, na área da saúde”.

Tal como suas colegas, Vitoria afirmou que não vai parar na graduação, cogitando seriamente fazer seu mestrado no IFSC/USP.

As alunas da FACSETE com o coordenador, Antonio Aquino Jr.

Independente dos caminhos que cada uma destas jovens estudantes decida trilhar, o Instituto de Física de São Carlos deseja a elas muitas felicidades. Do coração!!!