3 de agosto de 2018

TV USP/CEPOF destaca descoberta de novo mineral no Brasil

A descoberta de um novo mineral no Brasil, designado parisita-(La) (CaLa2(CO3)3F2), foi finalmente reconhecida, após decorridos cerca de dez anos desde a aquisição das amostras para estudo. O artigo que valida a descoberta desse novo mineral, um fluorcarbonato encontrado no Brasil e que contém em sua composição os elementos “terras raras” (neste caso lantânio predominantemente), cujas aplicações vão desde a fabricação de componentes dos “smartphones” até o processo de refino de petróleo para a produção de gasolina, foi publicado este ano em uma das revistas científicas mais importantes do mundo – Mineralogical Magazine -, editada pela Cambridge University Press, no Reino Unido.

Financiado pela FAPESP, CNPq E FINEP, este trabalho de pesquisa é fruto da colaboração de pesquisadores oriundos de universidades de três países: Brasil (Instituto de Física de São Carlos/USP, Instituto de Geociências/USP, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Estados Unidos (University of Arizona); e Rússia (Russian Academy of Sciences, Moscow State University).

O pesquisador Marcelo Barbosa de Andrade, do IFSC/USP (Jovem Pesquisador – FAPESP) e simultaneamente Pesquisador Associado da Universidade do Arizona, é um dos membros que integram o citado grupo de pesquisa e explicou, em entrevista à TV USP/CEPOF, como tudo aconteceu.

Clique nas imagens abaixo para acessar as duas partes do programa.

Entrevista com Dr. Marcelo Andrade (Parte-I)

Entrevista com Dr. Marcelo Andrade (Parte-II)