3 de agosto de 2018

Barcelona: docentes da USP – São Carlos dão aula para 800 participantes

O prezado leitor deverá estar recordado da magnífica aula aberta dada pelo diretor de nosso Instituto – Prof. Vanderlei Bagnato – aos alunos dos 1° e 2º anos de todos os cursos do Instituto de Física de São Carlos, no dia 14 de abril último, a qual demos o devido destaque neste nosso website (VER AQUI).

William Phillips com Vanderlei Bagnato (IFSC –USP) em uma memorável aula, em Barcelona, tendo ao lado direito o Prof.Daniel Varela (EESC-USP) que ajudou com as demonstrações

Na circunstância, a citada aula, denominada Conceito do Quilograma: Novas definições do Sistema Internacional de Unidade, se transformou em uma bem humorada conversa aberta com todos os participantes, onde Bagnato demonstrou como a ciência e tecnologia são capazes, neste momento, de redefinir as mudanças propostas, provocando uma forma de todo o mundo falar a mesma linguagem dentro do espectro do Sistema Internacional de Unidades (SI), tendo em consideração que o que vale para fazer a medição correta das unidades de medida é a observação das constantes fundamentais que estão presentes na Natureza, como a gravitação, a luz e o vácuo, entre muitas outras. Aliás, esta constatação vai ao encontro daquilo que a ciência sempre soube sobre o assunto, ou seja, que as constantes fundamentais dimensionais constituem a melhor forma de definir, de maneira precisa e sem alterações, todas as unidades.

Tal como foi antecipado nessa aula, o conteúdo dela estava sendo preparado, nesse momento, para ser apresentado pelo Prof. Vanderlei Bagnato, juntamente com o Prêmio Nobel da Física (1997), William Daniel Phillips, numa visita que estava sendo planejada e que se concretizou agora, recentemente, em Barcelona (Espanha), durante a International Conference in Atomic Physics (ICAP), que este ano completou 50 anos de existência. Dessa forma, William Daniel Phillips e Vanderlei Bagnato, coadjuvados pelos Prof. Daniel Varella (EESC –USP) e Dr. Gustavo Telles (IFSC-USP), acederam ao convite do comitê organizador do evento e deram uma aula pública com a duração de uma hora e quinze minutos para cerca de 800 participantes, entre alunos,docentes, físicos e outros cientistas, com o destaque centrado na conexão da física atômica com as novas definições do sistema internacional de Unidades, tendo em consideração que a partir de maio de 2019 o quilograma não será mais definido com base no artefato de Platina-Irídio, mantido em Paris, mas sim em constantes fundamentais da Física, como a constante de Planck.

Entusiasmado com o resultado das aulas ministradas e dos esclarecimentos feitos até este momento sobre essa temática, o Prof. Vanderlei Bagnato está já organizando aulas similares que poderão acontecer na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na USP, depois de ter já agendado sessões similares em diversos países. “Temos que divulgar esta mudança, que constitui uma revolução nos padrões das grandezas e que mais afetam nossas vidas – a massa, o comprimento e o tempo. Há muita ciência por trás disso e acho que todos devem ter conhecimento disso, por forma a poderem entender bem as notícias a esse respeito quando forem anunciadas em maio de 2019”, tendo acrescentado que foi uma grande honra ter dado uma aula ao lado de William Phillips, físico admirado em todo mundo. “De fato, o mais importante de tudo é ver que o Brasil tem algo a dizer sobre as novas revoluções científicas, tendo abandonado, por isso, sua posição de mero ouvinte”, completa Bagnato.

Sobre esta aula, o jornal espanhol “El País”, em sua edição de 31 de julho, classificou as novas definições do Sistema Internacional de Unidade como uma “Batalha científica para que um quilo seja sempre um quilo”.

Clique AQUI para ter acesso a essa notícia.

(Com informações de Kleber Chicrala – Jornalismo Científico – INOF/CEPOF)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP