2 de agosto de 2018

IFSC/USP recebe profissionais no Fórum e Congresso de Podologia

Cerca de noventa participantes oriundos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, entre profissionais, pesquisadores e estudantes, reuniram-se em torno do III Fórum de Podologia de São Carlos e do I Congresso Científico de Podologia, eventos que ocorreram em simultâneo nos dias 29 e 30 de julho.

Organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP e realizado nas instalações de nosso Instituto, os eventos estiveram unidos no mesmo conceito – levar a ciência para dentro da área da podologia.

Segundo o pesquisador Antonio de Aquino Jr. (IFSC/USP), coordenador do Fórum, o evento apresentou uma inovação em relação aos anos anteriores, nomeadamente na duração das palestras: “Ao invés de se ter seguido uma programação tradicional, com a apresentação de palestras com a duração de uma hora, este ano apostou-se em palestras com o dobro do tempo, tendo-se ampliado assim o horizonte para o profissional que vem buscar mais conhecimentos na sua área, e para o estudante que está se formando”.

Já no concerne ao congresso, Antonio Aquino Jr. sublinhou o fato de ter sido a primeira reunião do gênero que abrangeu todo o interior do estado de São Paulo e com a participação de outros estados, com um número muito apreciável de participantes, onde os profissionais da área trouxeram diversos casos específicos ocorridos em suas clínicas, trocando assim experiências profícuas com todos, inclusive com pesquisadores da área que igualmente participaram dos trabalhos.

No decurso dos eventos foi lançado o livro intitulado Fundamentos e Aplicações da Laserterapia na Podologia”, onde estão reunidos diversos trabalhos executados por profissionais e pesquisadores, assinado por Orlando Madella Jr., Vanderlei Bagnato e Antonio de Aquino Jr., tendo-se contado com a participação de autores convidados (todos eles pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC/USP): Hilde Buzzá, Ana Paula da Silva, Thaila Corrêa, Fernanda Carbinatto, Fabiana Ferreira, Natália Inada e Kate Blanco.

A próxima edição do congresso acontecerá em 2019, esperando-se um substancial aumento de inscritos, já que o objetivo principal é diluir a ciência na área da podologia.