30 de julho de 2018

Alunos mostram seu valor na Escola de Física Contemporânea (EFC)

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer: talvez inspirados neste conhecido provérbio, os alunos participantes da edição de 2018 da Escola de Física Contemporânea (EFC) ainda não pararam um pouco – a não ser para dormir e, nos poucos intervalos, bater um papo – desde o momento em que começaram (22/07) sua aventura de mergulhar por completo nas atividades deste evento promovido pelo (IFSC/USP).

Em regime de internato rígido, cujas atividades acadêmicas se iniciam todos os dias às 08h00, terminando por volta das 21h00, ainda não existe uma sombra de cansaço nos 29 participantes desta escola, que, com muito entusiasmo, descarregam sobre os professores centenas de perguntas no decurso das palestras e aulas que se sucedem a um ritmo vertiginoso. Haja coração e fôlego!!!!

Aula com o Prof. Dr. Leonardo Maia

A partir do dia 26, a teoria começa a ficar para trás e as atividades práticas começam a ocupar o cotidiano destes jovens, rumo à apresentação final de seus trabalhos, que ocorrerá durante todo o período da manhã do dia 28 (domingo), perante uma plateia que certamente será composta majoritariamente por seus familiares e pela banca de professores examinadores.

Já no dia 22, quando a aventura começou, os jovens começaram suas atividades assistindo a duas palestras: a primeira, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Sebastião Pratavieira, abordou “Óptica na Saúde”, tendo-se seguido a abordagem do tema “Física de partículas: desvendando as forças fundamentais do Universo”, pelo Prof. Dr. Diogo Boito.

Aula com o Prof. Dr. Renato Gonçalves

Por sua vez, a segunda-feira (23) iniciou-se com uma aula teórica sobre “Física Estatística”, apresentada pelo Prof. Dr. Leonardo Maia, tendo-se seguido uma palestra sobre “Energia Solar”, apresentada pelo Prof. Dr. Renato Gonçalves, enquanto que no período da tarde os jovens se “deliciaram” com aulas práticas que ocorreram na Sala do Conhecimento (Laboratórios de Ensino de Física), com supervisão do educador Herbert Alexandre João. O dia de segunda-feira terminou com uma visita ao Observatório “Dietrich Schiel”, localizado no Campus USP de São Carlos.

O início da manhã do dia 24 começou com uma visita à Biblioteca do IFSC/USP, tendo-se seguido mais uma aula teórica coordenada pelo Prof. Dr. Leonardo Maia, enquanto o período da tarde foi preenchido por aulas práticas de eletricidade, coordenadas pelos Profs. Drs. Sebastião Pratavieira, Renato Gonçalves e Diogo Boito. Já depois do jantar e até cerca das 21 horas, os jovens alunos confrontaram-se com a boa disposição e informalidade do Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Nunes (pioneiro na criação desta escola), onde a plataforma “Arduíno” teve seu lugar de destaque junto dos jovens estudantes.

Aula na Sala do Conhecimento do IFSC/USP, com o Educador Herbert Alexandre João

O dia 25 começou com o mesmo ritmo alucinante, com uma aula teórica de “Física Moderna”, apresentada pelo Prof. Dr. Valter Líbero, tendo-se seguido uma palestra sobre “Informação Quântica”, apresentada pelo Prof. Dr. Reginaldo Napolitano. Todo o período da tarde desse dia foi dedicado a visitas aos Laboratórios do IFSC/USP, locais que já a partir do dia 26 irão receber os jovens estudantes que, aí, farão seus experimentos tendo em vista a apresentação final dos trabalhos.

Aula com o Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Nunes

Aula com o Prof. Dr. Valter Libero

Aula com o Prof. Dr. Reginaldo Napolitano

As alunas participantes Vanessa Pachalki (PR), Maria Paula Santos (MS), Maria Victória (SP) e Ana Carolina Cavalheiro (São Carlos – SP), comentaram como foi a EFC – 2018 até este momento (CLIQUE NAS IMAGENS)

Vanessa Pachalki (18)

Maria Paula Santos (17)

Maria Victória (16)

Ana Carolina Cavalheiro (16)

Faltam apenas três dias para o encerramento da EFC – 2018 e a expectativa cresce entre os jovens, nomeadamente quanto à qualidade dos trabalhos que os mesmos irão apresentar, organizados em grupos de três.

Vamos esperar para ver os resultados.