12 de julho de 2018

PRP-USP promove mais informação sobre os CEPIDs Fapesp

No sentido de promover um conhecimento mais aprofundado sobre os CEPID’s que se encontram instalados em suas Unidades, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (PRP/USP) iniciou recentemente uma abordagem sobre esses centros de pesquisa. O último destaque foi para o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/Cepid), sediado no nosso Instituto, e que desenvolve pesquisas em ciência básica e aplicada nas áreas de Física Atômica e Molecular, Biofotônica e Plasmônica, que são ligadas por um tema em comum: a interação da luz com a matéria.

O CEPOF busca promover avanços tecnológicos na área de óptica, bem como uma ampla e profunda colaboração interdisciplinar entre o Centro, empresas privadas, e parceiros internacionais.

Com estudos em campos como os Condensados de Bose-Einstein, Tecnologias Quânticas, Controle Microbiológico, Fototerapia, Metamateriais Plasmônicos, entre muitos outros, o CEPOF é responsável por diversos avanços científicos, como a criação de um protótipo que conjuga o uso de laser com ultrassom e que se mostrou eficiente no tratamento dos sintomas da fibromialgia e das dores da Disfunção Temporomandibular (DTM).

Das ações de educação e divulgação científica, o CEPOF se liga à comunidade por meio de diversas atividades, como o planetário e exposi-ções itinerantes, workshops científicos e as Feiras de Ciências de níveis Nacional e Estadual realizadas em escolas públicas do Estado de São Paulo e, também, no interior da Amazônia.

Além disso, o Centro possui o canal TV Ciência (canal 10 da rede Net São Carlos), 24 horas no ar, que conta com programas televisivos como o “Ciências para Todos” e “Fala Jovem”. Também criou 58 Clubes de Ciências, em parceria com a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos.
Os Clubes têm acompanhamento o ano todo e apresentam os seus trabalhos na Feira de Ciência e Tecnologia do CEPOF, a cada ano com diferentes temas. O tema corrente de 2018 é “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.

Acesse o site do CEPOF clicando AQUI.

Curta também as páginas do Facebook do Centro: facebook.com/cepof e facebook.com/DifusaoCEPOF/