29 de junho de 2018

“The Superconducting Phase Diagram of High-Tc Cuprates”

Subordinado ao tema The Superconducting Phase Diagram of High-Tc Cuprates, realizou-se no dia 29 do corrente mês mais um Seminário Especial no nosso Instituto, tendo como palestrante o Prof. Eduardo Marino (UFRJ), que abordou o mecanismo da supercondutividade de alto Tc nos materiais na base de cobre, considerado um dos problemas mais fascinantes e desafiadores da física.

Segundo o pesquisador, trinta anos após a descoberta experimental de supercondutividade em tais materiais, ainda não existe um arcabouço teórico que permita descrever, por exemplo, os detalhes do diagrama de fases desses materiais.

Em sua palestra, Eduardo Marino, abordou algumas questões básicas da parte supercondutora de tais diagramas de fase, derivando, em particular, expressões analíticas para $ T_c (x) $, a temperatura crítica em função do doping para tais materiais. Estas exibem as conhecidas fases supercondutoras em forma de cúpula, que estão em excelente concordância com os dados experimentais para materiais como LSCO, Bi2201 e Hg1201.

Os resultados obtidos implicam que a dopagem ideal ocorre quando a sub-rede de oxigênio dos planos $ CuO_2 $ é preenchida pela metade e o aumento da temperatura ideal, com o número de tais planos, pode ser simplesmente ser entendido como um aprimoramento do parâmetro de acoplamento relevante. O ponto de partida é uma teoria de férmion de Dirac-BCS, na qual se presume descrever a dinâmica dos buracos de elétrons ativos nos materiais à base de cobre.