3 de julho de 2018

No IFSC/USP: vem aí a Escola de Física Contemporânea (EFC) 2018

Já estão selecionados os trinta alunos de todo o país que participarão da edição de 2018 da já tradicional Escola de Física Contemporânea (EFC), promovida anualmente pelo Instituto de Física de São Carlos, sendo que o maior número de jovens vem do estado de São Paulo (12), seguido pelos estados do Espírito Santo (3), Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (2) Mato Grosso do Sul (2), Pernambuco (2), Paraná (2), Ceará (1), Distrito Federal (1), Goiás (1) e Rio Grande do Sul (1).

A EFC é uma atividade de extensão especialmente dedicada a alunos do ensino médio, tendo como foco que jovens estudantes talentosos de todo o país conheçam como é o mundo da ciência, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa nacionais, além de poderem compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país. Além disso, o evento pretende chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas dentro ou fora do ambiente acadêmico.

Dada a filosofia desta escola, que ocorrerá em regime de internato no IFSC/USP entre os dias 22 e 28 de julho próximo, exige-se que os alunos pré-candidatos tenham um bom desempenho acadêmico, comprovado pelo seu Histórico Escolar, bem como participações de sucesso em Olimpíadas de Ciências, especialmente na área da Física.

A intensa programação diária desta Escola – formatada em regime de internato e que se inicia, todos os dias, às 08 horas da manhã, terminando cerca das 21 horas – incluirá aulas expositivas e experimentais ministradas por professores da USP, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas, laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC, bem como a outros polos científicos e tecnológicos de ponta que nasceram dentro do próprio IFSC/USP.

No final das atividades da EFC, os jovens serão avaliados através de um trabalho de conclusão de curso que será apresentado no formato de seminário, muito parecido com os que se realizam nos congressos internacionais.

Famílias, alunos, colaboradores e professores na EFC – edição 2017

A Assessoria de Comunicação do IFSC/USP irá acompanhar as atividades diárias destes trinta jovens, dando a conhecer, através do website da instituição, suas expectativas, preocupações, decepções e sucessos relativos aos trabalhos executados no decorrer da Escola.