26 de junho de 2018

Prof. Alex Antonelli (UNICAMP) ministra seminário

O Prof. Alex Antonelli, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”/UNICAMP, foi o palestrante convidado em mais um seminário do Grupo de Óptica do IFSC/USP,realizado no dia 26 do corrente mês, tendo apresentado o tema Modelagem de materiais através dos primeiros princípios da mecânica quântica.

Ao abordar que materiais permeiam as nossas vidas e são fundamentais para praticamente tudo que fazemos, desde o mais espetacular ao mais prosaico, Antonelli sublinhou enumerou exemplos de semicondutores que possibilitaram a revolução digital, as ligas metálicas que possibilitaram a construção dos motores dos aviões e as próteses ortopédicas, os vidros das garrafas, janelas e das telas de celulares, etc. Nesse contexto, o entendimento e a previsão das propriedades de materiais apresentam-se de extrema importância.

Neste seminário, Alex Antonelli abordou a evolução de modelos matemáticos baseados na mecânica quântica, que resultaram na chamada teoria do funcional da densidade, conhecida pela sigla DFT, que hoje constitui o estado da arte da investigação e previsão das propriedades de materiais de forma não-empírica.

O pesquisador lançou, ainda, discussões sobre alguns exemplos de aplicação dessa metodologia, que demonstram a versatilidade e o sucesso desse enfoque: indo das propriedades óticas do gelo à previsão e entendimento da condução térmica em semicondutores.