12 de junho de 2018

Seminário do Grupo de Óptica aborda “Minimal Environments”

O Prof. Antônio Vidiella Barranco, docente e pesquisador do Instituto de Física Gleb Wataghin (UNICAMP), foi o palestrante convidado em mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP, que ocorreu no dia 12 de junho, subordinado ao tema Minimal Environments.

Tendo como base que, nos últimos anos, se testemunhou desenvolvimentos importantes em relação à manipulação de sistemas quânticos individuais – campos de cavidade, Íons presos, osciladores nanomecânicos, etc., é bastante provável que tais sistemas sejam acoplados a uma variedade de ambientes, não necessariamente grandes, para os quais os métodos tradicionais (por exemplo, baseados em grandes reservatórios) podem não mais ser aplicáveis.

Nesta palestra, Antônio Barranco discutiu a influência de ambientes mínimos nas propriedades dos sistemas quânticos, tendo, baseado em um primeiro modelo, investigado um oscilador quântico similar a um “ambiente pequeno” (oscilador único ruidoso).

A evolução da entropia do sistema, comparada ao caso em que o oscilador é acoplado a um ambiente grande (reservatório térmico), foi igualmente discutida.

Além disso, o palestrante considerou um segundo modelo, que em um sistema bipartido interagindo com um “ambiente pequeno” (sistema ruidoso de dois níveis), tendo discutido a influência de tal ambiente em algumas características típicas não-clássicas do sistema. O papel da temperatura efetiva dos ambientes mínimos também foi um assunto abordado.