12 de junho de 2018

Workshop comemora 10 anos da Rede Nacional de Física de Altas Energias

Encerram-se no dia 30 deste mês as inscrições para o workshop comemorativo dos dez anos da Rede Nacional de Física de Altas Energias – RENAFAE, evento que ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho próximo, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), e cujo objetivo é apresentar os vários aspectos da física de altas energias – análise de dados, instrumentação, computação e divulgação científica – permitindo se obter um amplo cenário do estado da arte nessas áreas.

Todos que desenvolvem atividades em qualquer uma dessas áreas relacionadas à física de altas energias estão convidados a submeter contribuições. Para cada um desses quatro tipos de atividades foram escolhidos coordenadores (análise de dados – Jun Takahashi, instrumentação – José Seixas, computação -Rogério Iope e divulgação científica -Márcia Begalli), que organizarão sessões paralelas durante o Workshop. No final do encontro, os coordenadores apresentarão, em sessão plenária, os principais resultados mostrados durante as sessões paralelas.

Haverão também apresentações sobre as duas principais infraestruturas no Brasil que podem apoiar a área de física de altas energias: o supercomputador Santos Dumont (“Santos Dumont: uma infraestrutura computacional à serviço do desenvolvimento científico e tecnológico”, proferida pelo Prof. Wagner Vieira Léo) e a infraestrutura para instrumentação existente no LNLS (“Sirius: Desafio da instrumentação científica no Brasil”, ministrada pelo Prof. José Roque da Silva).

No final de cada dia do Workshop, irão ocorrer discussões entre os participantes e convidados. No primeiro dia, irá ser discutido o relevante papel da física de altas energias na internacionalização da ciência brasileira, com importantes autoridades convidadas da política e da ciência nacional. No segundo dia, ocorrerá uma discussão entre os participantes do Workshop sobre os desafios e o futuro da RENAFAE.

Haverá apoio para os participantes de fora de São Paulo que tiverem dificuldades de financiamento próprio, incluindo hospedagem nos alojamentos da USP.

Clique AQUI para consultar a área de inscrições, solicitação de apoios, submissão de contribuições e programa do evento.

A data limite para a solicitação de ajuda financeira é 15 de junho.

(Com informações de José Clóvis – Assessoria de Comunicação do IFUSP)