11 de junho de 2018

“Nanocellulose: From the pulp to advanced materials”

O Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Materiais Cerâmicos de nosso Instituto (NaCa/IFSC) realizou no dia 08 de junho o seminário subordinado ao tema Nanocellulose: from the pulp to advanced materials, que foi apresentado pelo mestrando Bruno Roberto Rossi.

Rossi abordou o fato de como a nanocelulose é um dos biopolímeros mais abundantes na natureza, podendo ser obtida por diferentes fontes, como animais, bacterianas ou vegetais.

A celulose nanofibrilada pode ser produzida por uma abordagem mecânica e esse material resultante pode passar por um tratamento, o que confere novas propriedades às nanoceluloses.

O desempenho destas fibras favorece o uso de maneiras diferentes, como compósitos poliméricos, engenharia civil e outros dispositivos.