6 de junho de 2018

“High Energy Physics”: “Searching for virtual Dark Matter”

Em mais uma edição do programa High Energy Physics, que ocorreu no dia 06 de Junho, no nosso Instituto, o Dr. Sylvain Fichet (ICTP/IFT UNESP) foi o palestrante convidado, tendo dissertado sobre o tema Searching for virtual Dark Matter.

Em sua apresentação, Fichet apresentou sua proposta em procurar a matéria escura em processos onde ela aparece como uma partícula virtual.

Nessa perspectiva, dois cenários foram discutidos:

1) – Matéria Negra Polarizável;
2) Matéria Negra interagindo com núcleons.

Em sua apresentação, o pesquisador pontuou se a matéria escura pode ser polarizada pela luz, ela incorre em uma dispersão anômala de luz pela luz que pode ser limitada no LHC. Por outro lado, se a Matéria Escura se une a núcleons, ela pode induzir as forças de Casimir-Polder em matéria comum, que podem ser investigadas por espectroscopia molecular e espalhamento nêutron.

Estes métodos são tipicamente complementares nas buscas usuais de Matéria Escura on-shell.