25 de maio de 2018

O 65º Aniversário da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

A mui nobre, sempre ativa e respeitada Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) está comemorando o seu 65º aniversário, uma efeméride que é alegremente lembrada e enaltecida pelas restantes Unidades que compõem o Campus USP de São Carlos, já que ela é a alma matter de todas elas.

Conforme é mencionado no website da EESC/USP, sobre a citada comemoração “As atividades da Escola de Engenharia de São Carlos tiveram início oficialmente no dia 18 de abril de 1953, quando foi proferida a aula inaugural, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.

Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitário.No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia se multiplicaram e, como resultado de um transbordamento, foram criadas outras unidades de ensino.

Esse processo teve início no começo da década de 70, quando quatro departamentos da EESC deram origem a mais duas importantes unidades universitárias. Os Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação se unem e dão origem ao Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC), que depois passou a ser denominado Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

O Departamento de Física e Ciência dos Materiais e o Departamento de Física e Química Molecular formam o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

A unidade criada mais recentemente, também como fruto da consolidação das atividades desenvolvidas dentro da EESC, foi o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), aprovado em 2010”.

No âmbito das comemorações dos 65 anos da EESC, os Profs. José Marcos Alves e Carlos Goldenberg, ambos docentes da EESC, promoveram, em colaboração com a diretoria da EESC/USP e com o IFSC/USP, a edição e publicação de um vídeo sobre a criação da Escola de Engenharia de São Carlos a partir do depoimento do Engº Décio Luiz Malta Campos – proprietário da Fazenda Santa Maria do Monjolinho, em São Carlos – feito em 2017, que relata muitos pormenores – talvez desconhecidos para muitos – sobre a criação da EESC, a partir da ação do Prof. Ernesto de Souza Campos, que não só foi preponderante para a criação da Escola, como, também, para a fundação da própria Universidade de São Paulo e para o desenvolvimento da educação no Brasil.

O vídeo, que é antecedido por um interessantíssimo trecho do livro “50 Anos da EESC”, cuja organização esteve a cargo do Prof. Dr. Ruy Alberto Corrêa Altafim, poderá ser assistido através do portal da EESC/USP (CLIQUE AQUI).

O IFSC/USP parabeniza a EESC/USP pela comemoração de seu aniversário.