25 de maio de 2018

TV USP/CEPOF aborda novo conceito educacional no IFSC/USP

O IFSC/USP publicou em março último, em seu website, uma interessante matéria abordando um novo conceito educacional alternativo que está sendo testado em nosso Instituto, promovendo aulas de forma mais ativa e que incentiva muito mais os alunos a se debruçarem sobre os trabalhos e tarefas que fazem parte integrante de seus cursos.

Tal como divulgamos então, com o intuito de mensurar o aprendizado de alunos após um semestre de aula oferecida nos modelos passivo e ativo (esse último, baseado em métodos alternativos de educação), o recém-formado estudante do curso interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus USP São Carlos, Matheus Quibao, e outros cinco colegas – todos do mesmo curso -, sob orientação dos Profs. Drs. Fernando Paiva e Sérgio Muniz, investigaram o aprendizado conceitual de 599 estudantes que cursaram a disciplina Física 1, no primeiro ano de graduação, no Campus USP São Carlos, tendo os resultados se apresentado bastante animadores.

Agora, dando continuidade ao tema, a TV USP/CEPOF teve a oportunidade de entrevistar o Prof. Fernando Paiva sobre esse novo conceito educacional, uma apresentação que se configura de forma mais abrangente.

Vale a pena assistir.

Clique nas figuras para assistir às duas partes da entrevista.

Entrevista – Parte-1

Entrevista – Parte-2