7 de maio de 2018

Cristalização assistida em campo de filmes finos de nanotubos de TiO2

O Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NACA/IFSC/USP), localizado na Área-2 do Campus USP de São Carlos, promoveu no dia 04 de maio mais um seminário, tendo desta vez como palestrante convidado Leonardo dos Santos (Iniciação Científica em Materiais Nanotubos do IFSC/USP), orientado pelo Prof. Dr. Renato Gonçalves, que apresentou o tema Cristalização assistida em campo de filmes finos de nanotubos de TiO2.

Ao constatar que os nanotubos de TiO2 anódicos são amplamente investigados devido ao seu potencial uso como fotocatalisadores em processos, por exemplo, na fotossíntese artificial para geração de H2, o palestrante propôs a cristalização de nanotubos de TiO2 a baixa temperatura assistida por campo elétrico, preservando a morfologia e atingindo alta cristalinidade de TiO2 NTs, dispensando, dessa forma, a cristalização em torno de 400 °C em fornos convencionais dos filmes amorfos sintetizados.