27 de abril de 2018

“Colloquium diei”: A matéria em condições extremas com o “ALICE”

Estudando a matéria em condições extremas com o ALICE – de colisões próton-próton a chumbo-chumbo foi o tema de mais uma edição da iniciativa Colloquium Diei, que ocorreu no dia 27 de abril, no nosso Instituto, com a participação do Prof. David Chinellato (UNICAMP).

Abordando que as colisões de íons pesados no LHC (CERN – Suíça) permitem que a matéria seja estudada em condições extremas de temperatura e densidade de energia, nas quais se espera que ocorra a formação de Quark-Gluon Plasma (QGP), o experimento ALICE (A Large Ion Collider Experiment) REM o principal objetivo de estudar esse novo estado da matéria.

Chinellato descreveu, em sua apresentação, alguns resultados obtidos no ALICE, com ênfase no setor de partículas identificadas e no estudo sistemático de fenômenos associados ao QGP, que vem sendo realizado pela colaboração próton-próton, próton-chumbo e chumbo-chumbo.