27 de abril de 2018

Jovens aprendem sobre redes sociais, segurança e riscos na internet

O IFSC/USP recebeu no dia 23 do corrente mês, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, o segundo encontro inserido na iniciativa Meu Eu do Futuro, ação promovida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), por intermédio da docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, e Instituto de Física de São Carlos (IFSC), essencialmente destinada a reunir jovens estudantes do ensino médio no ambiente universitário e incentivá-los a refletir sobre que caminhos tomarem após a conclusão de seus estudos.

Neste encontro, os jovens participantes assistiram à apresentação do tema Redes sociais: segurança e riscos da Internet, através de Rodrigo Bernardi, aluno do 5º ano do Curso de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) – Campus USP de São Carlos -, membro do Grupo GANESH (Grupo de Segurança em Redes de Computadores) e sob supervisão do Prof. Dr. José Carlos Maldonado, docente e pesquisador do mesmo Instituto.

Sendo que a Internet exerce, atualmente, um papel fundamental na sociedade e que se torna necessário saber utilizar esta poderosa ferramenta e estar ciente dos riscos que se corre ao navegar por ela, o Prof. Maldonado fez uma breve introdução ao tema, tendo explicado como os internautas se encontram totalmente vulneráveis aos perigos que a Internet apresenta e como o ICMC se posiciona como uma das mais emblemáticas escolas de ensino superior, cujo um de seus objetivos é formar mão de obra especializada que impeça e combata a prática de crimes na rede mundial de computadores.

Tendo utilizado um diálogo fácil para com a jovem plateia, Rodrigo Bernardi explicou e demonstrou quais os principais riscos que o usuário encontra nas redes sociais e como os hackers criminosos invadem facilmente o Facebook, Instagram, Tweeter, entre outros, explicou qual a missão dos designados “Hackers Éticos”, que por sua vez atuam no combate ao crime cibernético, tendo ainda explicado o contexto e a aplicação de criptografia como uma medida eficaz de segurança.

O palestrante teve ainda oportunidade de explicar e demonstrar como um hacker criminoso pode invadir o celular de uma pessoa, conectar essa invasão na câmera do aparelho e monitorar em tempo real o percurso que essa pessoa está fazendo, podendo, ao fim de determinado tempo, saber perfeitamente o cotidiano da mesma e atuar de forma criminosa (invasão da residência, sequestro, etc). Inclusive, Bernardi mostrou e exemplificou como, através desse procedimento invasivo, um hacker criminoso pode roubar sua impressão digital guardada no celular e utilizá-la, para, por exemplo, acessar sua conta bancária via caixa eletrônico.

No final de sua apresentação, Rodrigo Bernardi transmitiu aos jovens estudantes os conceitos básicos para se proteger de tudo aquilo que exemplificou.

A próxima edição do “Meu Eu do Futuro” acontecerá no dia 14 de maio, pelas 14h30, igualmente no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP).

Para conferir a programação e se inscrever, acesse o site da Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional “Ciência Web” (AQUI) que é a idealizadora desta ação.