19 de abril de 2018

“Sigma resonance parameters from Lattice QCD”

Em mais uma edição do programa High Energy Physics, ocorrida no dia 18 de abril, neste Instituto, a Drª Raquel Molina, Pós-Doc do Instituto de Física de São Paulo (IFUSP), discorreu sobre o tema Sigma resonance parameters from Lattice QCD (Parâmetros de Ressonância Sigma em Lattice QCD), tendo dado enfoque ao “sigma meson”, cujas suas propriedades (massa e largura) têm sido, até à presente data, largamente debatidas.

Os parâmetros “sigma-meson” são extraídos usando vários parâmetros, como amplitude de espelhamento, bem como outros baseados na simetria quiral e nas propriedades gerais dos primeiros, o que permite conduzir extrapolações para o ponto físico, onde o resultado para o polo a posição indica M (sigma) = (440 (13) (50) – i240 (20) (25)) MeV.

Assim, várias simulações de rede permitem investigar o comportamento dos parâmetros “sigma-meson” com aumento da massa de pion no quiral unitário, fatos que igualmente têm sido bastantes debatidos