11 de abril de 2018

Dialogando sobre conflitos: Workshop reúne servidores do IFSC/USP

Realizou-se no período da manhã dos dias 03 e 04 de abril, na Sala Celeste de nosso Instituto, o workshop subordinado ao tema Gestão da convivência: autoconsciência e autocontrole, coordenado pelo Prof. Eduardo Barreto, Diretor da Channel Coaching & Consulting.

Em quase todas as sociedades do mundo ouvimos a seguinte frase: Conviver é uma arte, porém a convivência sempre foi um desafio, assim como a busca pelo equilíbrio entre as afinidades, a compreensão da diversidade humana e os interesses comuns.
Temos que levar em consideração as inúmeras razões para a obtenção desse equilíbrio e só ao final desse processo a equipe, com o um todo, poderá usufruir da harmonia, da produtividade e da orientação rumo ao objetivo comum. As competências pessoais estão diretamente relacionadas ao autoconhecimento e consiste em controlar e gerir emoções e sentimentos.

Esse conhecimento e autocontrole trabalham em favor do indivíduo e são instrumentos eficazes que se manifestam positivamente em pessoas com elevada autoestima que interagem com facilidade com os outros. As competências pessoais referem-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si próprio. É o reconhecimento de suas habilidades, necessidades, desejos e de sua inteligência. Essas competências promovem a construção de uma imagem precisa de si mesmo e a habilidade de fazer com que essa imagem funcione efetivamente.

As competências sociais referem-se às relações com as pessoas. É a competência que faz com que o indivíduo interaja bem com as pessoas ao seu redor. É a habilidade necessária para entender e responder adequadamente às mudanças de humor, temperamentos, motivações e desejos das outras pessoas. O exercício dessas competências sociais acontece quando conhecemos o outro e sabemos distinguir e compreender suas intenções, suas motivações e seus estados de ânimo.

Desta forma, este workshop teve o objetivo de tornar pontos cegos visíveis, compreender o porquê de ações e hábitos recorrentes e entender as reações diante de circunstâncias como se apresentam.

Para o Prof. Eduardo Barreto, os conflitos que despontam e a forma como nos expressamos perante eles fazem parte do cotidiano e são recorrentes. “Existe um espaço entre a ação e a reação em face a um conflito, que se chama ‘escolha’ e é nesse mesmo espaço que reside muitas vezes a resolução de nossas questões, dos conflitos que eventualmente podem nos atingir”, revela Eduardo Barreto.

Este workshop trouxe aos participantes a existência de recursos próprios que existem em cada um de nós e que podem ser utilizados em situações de conflito. Muitas vezes, as pessoas acham que não têm esses recursos, mas têm, sim, o que proporciona ter escolhas para resolver qualquer conflito que surja.“Por exemplo, temos recursos emocionais, utilizando o poder da comunicação, de você se comunicar perante uma situação conflituosa com um caráter de buscar uma construção positiva. E a comunicação está totalmente atrelada a isso, nomeadamente através da maneira como você fala, de sua postura corporal e da sua recepção em relação aquilo que está sendo emanado da outra pessoa; e ter compaixão e acolhimento diante de situações conflituosas”, sublinha o palestrante.

Outra condição, segundo Eduardo Barreto, é ter autocontrole diante de situações de conflito, ou seja, ter uma postura íntegra perante você mesmo e de observar que a pessoa que conflita com você tem também uma necessidade que não está sendo atendida. “Assim, se você estiver em paz, pode resolver a situação. O problema nunca é a pessoa, mas sim a situação que é colocada e você tem que ter uma visão prepositiva para chegar a bom porto, tudo isso para evitar que se atinja um convívio intolerante”, acrescenta o palestrante. A ideia deste evento consubstanciou-se em dar uma noção de como se pode usar nossos recursos para atenuar um eventual conflito e focar a atenção literalmente na questão e não na pessoa.

A abertura deste workshop esteve a cargo do Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, que sublinhou a importância do encontro e da presença do palestrante para a construção e manutenção de um melhor ambiente nas relações interpessoais dentro do Instituto de Física de São Carlos.

Formado em Línguas, Artes e Literatura pelo Hammersmith College de Londres e além de Diretor da Channel Coaching & Consulting, o Prof. Eduardo Barreto é coach colaborativo certificado pela International Academy of Collaborative Professionals (IACP), membro da International Coaching Federation (ICF) e membro fundador da International Enneagram Association (Chapter Brazil).