16 de fevereiro de 2018

Reitor e vice-reitor apresentam novos projetos para a USP

Treze projetos que deverão ser desenvolvidos pela nova gestão da USP foram apresentados no Encontro de Dirigentes da universidade, um evento realizado nos dias 6 e 7 deste mês, em Piracicaba, naquela que foi a primeira reunião dos diretores das unidades, institutos especializados, museus e outros órgãos da USP conduzida pelos novos reitor e vice-reitor, Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes.

Agopyan deu início à reunião agradecendo a confiança e o apoio dos cerca de 100 dirigentes presentes. “Com este grupo, temos condições de levar nossa universidade para a excelência, bem como a responsabilidade de garantir a continuidade das atividades, sem ter folga financeira. Para isso, teremos de usar a criatividade para propor novos projetos e buscar novas formas de recursos para conduzir esse trabalho”, disse.

Os projetos foram divididos em três blocos, de acordo com os eixos que constam no plano de gestão reitoral: Relação com a Sociedade, Busca da Excelência Acadêmica e Valorização dos Recursos Humanos.
No eixo Relação com a Sociedade, um dos projetos apresentados foi o “USP Municípios”, voltado ao desenvolvimento de atividades de apoio às cidades, incluindo o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento e de formação de pessoal na área da administração pública municipal.

O programa deverá estar sincronizado com outro, o “Bandeirantes USP”, que deverá envolver alunos de graduação e de pós-graduação e professores no desenvolvimento de projetos em regiões social ou economicamente carentes.

No eixo Busca da Excelência Acadêmica, uma das novidades foi o Programa de Estímulo à Fixação de Pós-Doutores, que se destina à busca de jovens doutores, em todas as áreas do conhecimento, para revigorar a pesquisa científica, tecnológica, artística e cultural na USP.

Segundo Hernandes, o objetivo é oferecer aos pós-doutores oportunidades de contratação, de modo a permitir a execução simultânea de atividades de pesquisa e de atribuições didáticas no ensino de graduação.

Outro projeto dentro do eixo da excelência acadêmica prevê a criação de cursos de graduação interdisciplinares, nos mesmos moldes do curso de Ciências Moleculares. “Vamos realizar estudos de viabilidade para criação de cursos inovadores que possam atender às demandas futuras da sociedade, principalmente nas áreas de humanidades e de formação de professores”, disse Agopyan.

Com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida a alunos de graduação e de pós-graduação, deverá ser implementado o “Programa de Acolhimento aos Estudantes da USP”. O projeto deverá se alinhar a outros dois já desenvolvidos na universidade: o Escritório de Carreira e o Escritório de Atividades Esportivas.

Também será incrementado o Programa Institucional de Apoio aos Novos Docentes da USP, que oferece recursos aos novos professores que submeterem proposta de pesquisa à FAPESP.

No que se refere à gestão administrativa, Agopyan anunciou a criação do Escritório de Captação de Recursos Financeiros; a ampliação dos serviços compartilhados (licitações, materiais, financeiro e terceirizados) e o aperfeiçoamento dos processos administrativos, financeiros e de recursos humanos, entre outros projetos.

O reitor também apresentou os nomes indicados para as Pró-Reitorias, que ainda deverão passar pela deliberação do Conselho Universitário. São eles (titulares e adjuntos, respectivamente): Edmund Chada Baracat e Maria Vitória Lopes Badra Bentley (Graduação); Carlos Gilberto Carlotti Junior e Márcio Castro Silva Filho (Pós-Graduação); Sylvio Roberto Accioly Canuto e Emma Otta (Pesquisa); e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado e Margarida Maria Krohling Kunsch (Cultura e Extensão Universitária).

A reunião do Conselho Universitário da USP está prevista para o dia 13 de março.