16 de fevereiro de 2018

IFSC/USP é exemplo na aproximação da academia com o setor industrial

Quais as habilidades e as competências que os alunos adquirem quando finalizam seus cursos superiores?

Esta pergunta está sendo feita pelas universidades dos Estados Unidos e Canadá, entre outros países, no sentido de avaliar o quanto ainda falta para que os alunos, em suas pós-graduações, possam desenvolver capacidades que vão além do conceito estritamente acadêmico, desbravando rumos que possam levá-los a uma participação extremamente competente na área não acadêmica – setor industrial.

Na matéria intitulada “À procura da versatilidade”, publicada na Revista FAPESP (Edição 264, de fevereiro de 2018), assinada por Rodrigo de Oliveira Andrade, este assunto é abordado de forma alargada, apresentando o IFSC/USP como uma das instituições de ensino e pesquisa no Brasil que já começou a desenvolver ideias e ações no sentido de mostrar aos estudantes as possibilidades de atuação tanto no ambiente acadêmico, quanto no industrial. Inclusive, o diretor da Unidade, Prof. Tito José Bonagamba, salienta que parte expressiva dos projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de pós-graduação interage com a indústria, dando assim corpo às ideias que emergem na academia e se transferem para o setor produtivo, gerando assim riqueza e inovação para o país.

Para ler o artigo publicado na Revista FAPESP, clique AQUI.