16 de fevereiro de 2018

USP é eleita a universidade mais empreendedora do Brasil

A Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores elegeu a USP, pelo segundo ano consecutivo, como a instituição de ensino superior mais empreendedora do Brasil, atendendo a fatores relacionados com posicionamento na internacionalização, cultura e extensão, inovação e empreendedorismo, entre outros quesitos.

O índice elaborado pela Brasil Júnior colocou a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) na 2ª posição, seguida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sendo que as universidades públicas dominaram as dez primeiras posições do ranking, representando 90% das instituições nas primeiras colocações. A única particular foi a PUC-Rio, que ocupou o quinto lugar.

Com a participação de 10 mil universitários das 27 unidades da federação, a pesquisa também coletou a percepção dos estudantes, dos quais menos da metade concorda total, ou parcialmente, em termos gerais, que a grade curricular oferecida é flexível para que eles possam se engajar em atividades extracurriculares, enquanto mais de 50% discordam total ou parcialmente que a grade curricular do curso o auxilia a desenvolver competências empreendedoras.

Os alunos avaliaram, ainda, que os principais desafios nesse sentido são em relação à quantidade de disciplinas, pouca disponibilidade ou flexibilidade de horários, distanciamento da aplicação prática e do mercado e à formação dos professores.

(Com informações : Investe São Paulo)