18 de dezembro de 2017

Uma década de Clube de Ciências

O último dia 6 de novembro foi bastante especial para a professora Leila Beltramini, docente sênior do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e coordenadora das atividades de educação e difusão científica do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar/FAPESP), sediado no IFSC. Nesta data foi realizado o workshop do Clube de Ciências, projeto desenvolvido no Espaço Interativo de Ciências (EIC), anexo ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP), e sede de tais atividades do CIBFar.

Alunos do Clube de Ciências durante a apresentação de pôsteres

Mas não foi somente por essa razão que a data foi especial. Além de comemorar a atividade final do projeto, os alunos, docentes e monitores que se reuniram no espaço de convivência “Horácio Panepucci” celebraram também uma década de atividades do Clube de Ciências.

O clube conta com a colaboração e dedicação da educadora do IFSC, Gislaine Costa do Santos, com bolsistas do Programa Unificado de bolsas da USP, alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, que atuam como monitores, e nos anos iniciais contou com a participação da professora Nelma Bossolan, também do IFSC. O Clube de Ciências tem duração de um ano letivo, durante o qual os participantes, alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas de São Carlos, realizam experimentos seguindo os critérios do método científico. Além dos encontros semanais, em que propõem, desenvolvem, observam, coletam dados, analisam e discutem os experimentos, os clubistas participam ativamente de outras atividades, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e viagens científico/culturais em outras cidades do estado. “O clube tem como principal objetivo estimular e ‘descobrir’ jovens talentosos, oriundos de escolas públicas, a conhecerem e vivenciarem as diferentes faces da Ciência, estimulando-os para que se empenhem a entrar em universidades públicas no futuro. Temos acompanhado os ex-clubistas do ensino médio, e cerca de 80%, ingressam em universidades públicas”, comemora Leila. “Colecionamos declarações em que os clubistas afirmam que o Clube de Ciências foi, de fato, um divisor de água nas escolhas de seus cursos de graduação, quer sejam eles na área de exatas ou biológicas. Para nós estes são os ‘gols’ mais preciosos do trabalho de educação e difusão científica do CIBFar”.

Perspectivas para os próximos anos

Durante os dez anos de existência do Clube de Ciências, a equipe colecionou uma infinidade de bons momentos e resultados positivos. Para Leila, algo realmente marcante durante os anos foi testemunhar a interação e participação dos alunos, resultante da socialização que também é trabalhada no Clube. “Alguns clubistas chegam para nós como ‘alunos problemas’ em suas escolas. Através das atividades desenvolvidas, conseguimos entrosar esses alunos com seus colegas. A socialização que o Clube traz certamente é mais um diferencial”, diz.

Há alguns anos, bolsas de pré-iniciação científica eram oferecidas aos clubistas que se destacavam. “Convidávamos esses alunos para estagiar nos laboratórios do Grupo de Biofísica, orientados por doutorandos ou pós-doutores. Já tivemos cerca de dez alunos contemplados por essas bolsas, e todos eles foram para a universidade”, relembra.

Porém, em razão das verbas reduzidas nos últimos dois anos, as bolsas não foram mais disponibilizadas, mas Leila afirma que pretende resgatá-las assim que possível, o que pode ser viabilizado em 2018 graças a uma parceira do Clube de Ciências com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, através da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. “Estamos tentando ‘reativar’ esse lado da pré-iniciação científica, que também é muito gratificante, além de servir como um estímulo a mais para os alunos”, finaliza a docente.