15 de dezembro de 2017

Clube de Astronomia do IFSC e seu primeiro ano de sucesso

No início do ano letivo de 2017, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), por iniciativa da aluna do curso de Física Computacional, Vitória Baldan, fundou o Clube de Astronomia (CAIFSC).

Aberto a todos os estudantes interessados pelo tema, o Clube, desde que foi inaugurado, já promoveu diversas palestras, perpassando por diversos tópicos de cosmologia e astrofísica, como, por exemplo, sistema solar, estrelas, galáxias etc. “A ideia principal, na realidade, era trazer conhecimento desses temas aos próprios membros do Clube, para que uma base concreta de conhecimentos fosse formada e, a partir dela, pudéssemos avançar com outros projetos”, recorda Vitória.

Parte dos membros do CAIFSC em uma das visitas em campo na área II (créditos: CAIFSC)

Os membros do CAIFSC reúnem-se semanalmente, todas as quintas-feiras, às 18 horas, na sala 146 (LEF-IFSC/USP). “Nossas reuniões são abertas a qualquer interessado. Normalmente, algum membro da organização ministra uma palestra, que é seguida de debates”, explica. “Como as palestras podem se tornar cansativas para algumas pessoas, mesclamos os encontros entre palestras e workshops, sendo que no segundo caso todos participam ativamente. Em nosso último workshop, por exemplo, ensinamos os participantes a programar para astronomia em Python”.

Outra ação “mão na massa” do CAIFSC são as visitas em campo realizadas na área II da USP São Carlos, iniciativa que ocorre duas vezes por semestre. “Ficamos acampados em um local do campus onde conseguimos visualizar chuva de meteoros”, conta Vitória.

Entre palestras, workshops, e um time de estudantes entusiasmado pela astronomia, surgiu um novo projeto para o Clube: a construção de um telescópio dobsoniano, que será montado pelos “sócios” do CAIFSC. “Fizemos uma “vaquinha” on-line para comprar as peças requeridas para a construção do telescópio, e já conseguimos arrecadar 80% do valor necessário”, comemora Vitória.

Além das ações já citadas, existem outras que, por enquanto, estão apenas na mente dos membros do CAIFSC, mas que muito em breve devem ser concretizadas. Uma delas é ministrar palestras sobre astronomia a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de São Carlos. “Em 2018, queremos começar essa divulgação nas escolas pra valer, priorizando sempre as escolas públicas”.

O CAIFSC está com suas portas abertas para receber novos membros e novas ideias. Para mais informações, acesse https://www.facebook.com/caifsc/