4 de setembro de 2017

“Highwire Press” abriga milhões de registros científicos

A comunidade acadêmica brasileira tem acesso, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, ao conteúdo da Highwire Press – entidade independente afiliada à Universidade de Stanford há mais de 20 anos.

A plataforma foi desenvolvida com a missão de auxiliar organizações científicas na disseminação de informação acadêmica primária, hospedando seus conteúdos online e entre os principais parceiros estão diversas sociedades científicas.

A Highwire Press também produz versões online de alto impacto, periódicos revisados por pares, livros e outros conteúdos acadêmicos.

Atualmente, a Plataforma de Publicação Inteligente da HighWire (HighWire’s Intelligent Publishing Platform) suporta mais de 3000 periódicos, livros, trabalhos de referência e procedimentos, segundo informações da marca.

O Portal de Periódicos disponibiliza dois links de acesso à plataforma: a coletânea HighWire: Free Online Full Text Articles, com conteúdo de acesso aberto, e a coleção Highwire Press, com conteúdo restrito a algumas instituições que participam da biblioteca virtual da CAPES.

Por meio da coleção nomeada HighWire: Free Online Full Text Articles, os usuários têm à disposição milhões de artigos de livre acesso, que inclui coleções completas, títulos com acesso liberado durante um período pré-determinado e publicações com coletâneas retrospectivas. A base abriga várias áreas do conhecimento, como Multidisciplinar, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Na Highwire Press, os usuários encontram textos completos de publicações de universidades e sociedades científicas com ênfase nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

Entre os conteúdos da plataforma, é possível localizar artigos de publicações como: Science Magazine, The Plant Cell, Microbiology, Journal of Cell Biology, Molecular Pharmacology, Pediatrics, Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e Journal of the American Medical Association (JAMA).

Pelo Portal de Periódicos, é possível localizar a plataforma de dois modos: pela opção Buscar base ou pelo link Buscar periódico (inserindo o nome do título desejado ou selecionado o Editor/Fornecedor Highwire Press).

(Com informações do Serviço de Biblioteca e Informação – SBI/IFSC)