1 de setembro de 2017

Secretário de Educação do Estado premia alunos de escolas públicas

“Bom dia a todos! E hoje, realmente, é um excelente dia!”, comemorou o Secretário de Educação do Estado de São Paulo (SEE), José Renato Nalini, na solenidade de certificação e premiação nas diferentes Olimpíadas Científicas e Projetos Escolares, coordenada pelo educador do IFSC, Herbert Alexandre João, e realizada na manhã de terça-feira, 29, às 9 horas, no auditório da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) “Luiz Gastão de Castro Lima”.

Com uma duração de quase duas horas, e um auditório lotado de pais e alunos, a solenidade recebeu presenças de renome para parabenizar os quase 250 alunos de escolas públicas de São Carlos que ali estavam presentes para receber medalhas por suas participações em projetos escolares e olimpíadas de conhecimento, nos quais foram vitoriosos.

Além da Nalini, a cerimônia contou com a presença do Pró-Reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, que abriu a solenidade com uma palestra didática sobre o “Vem pra USP”. “O programa foi criado para estimular os alunos da rede pública de ensino a ingressar na USP e também treiná-los para o vestibular da FUVEST”, disse. “Lançamos também a Competição USP de Conhecimentos [CUCo], que envolve esse conjunto de alunos, e a ideia fundamental é treiná-los para o vestibular. Nossa meta é ter um milhão de inscritos nessa primeira fase”.

Sobre essa aproximação da USP com a comunidade, mais especificamente com as escolas públicas, Tito José Bonagamba, docente e diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), afirmou que a USP tem desempenhado papel fundamental na promoção dessas atividades de aproximação, contando com a parceira da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, bem como com a própria SEE. “Essa atuação tem como principal objetivo apresentar a Ciência aos alunos do ensino médio das escolas públicas, de tal forma que eles tenham não somente uma pré-preparação sobre o conhecimento que é vivenciado na universidade, mas também estejam preparados para o futuro que podem trilhar ao ingressar na universidade”, diz.

Tito, bem como Hernandes e Nalini, reforçou a colaboração e o engajamento da Diretora Regional de Ensino de São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco, também presente na solenidade, que tem mantido um papel ativo na aproximação entre os alunos de escolas públicas e a universidade, trazendo ao conhecimento destes  diversas iniciativas que vão ao encontro dessa aproximação, a exemplo do programa Universitário por Um Dia (1Dia), coordenado por Herbert, e da Escola de Física Contemporânea (EFC), uma iniciativa da diretoria do IFSC. “É fundamental que o ensino público brasileiro trabalhe em conjunto para oferecer um direcionamento muito especial a todos esses alunos”, declarou Tito que, na tarde de terça-feira, esteve em Ribeirão Preto (SP) para promover uma nova edição do 1Dia voltada exclusivamente a alunos atletas do ensino médio.

Em relação à parceira entre escolas e universidades, Nalini destacou que a relação entre a SEE e a USP é muito produtiva, à qual o reitor da USP, Marco Antonio Zago, tem sido, desde o princípio, bastante receptivo. “Tenho enorme respeito pela USP e, logo que assumi a SEE, procurei o reitor, tentando fazer com que a universidade se interessasse mais pela rede pública. Temos na rede paulista quatro milhões de alunos de escolas públicas, e não podemos desprezar essa fatia, que não tem a mesma condição das famílias abonadas. Essa é uma preocupação de toda a sociedade, mas a universidade tem uma responsabilidade maior, pois é um centro de produção do pensamento mais puro e vinculado à verdade, à descoberta científica e tecnológica”, declarou. “Zago e Hernandes foram muito sensíveis a esse objetivo e, desde então, temos elaborado uma série de projetos, testes e planos pilotos para aumentar a participação do alunado da rede pública na USP, que é um centro de excelência, e o sonho de muitos brasileiros”.

Ainda de acordo com o Secretário, o “Vem pra USP!” é um grande teste para que os alunos das escolas públicas se acostumem com a prova da FUVEST, na qual milhares de candidatos disputam uma quantidade limitada de vagas. “Se nossa meta for atingida, ou seja, se cerca de um milhão de alunos participarem do programa, temos esperanças de que a fobia do vestibular seja superada, e já teremos um ganho significativo”.

Poucos minutos antes da entrega das medalhas, a docente da EESC, Vilma Alves de Oliveira, que representou o diretor da EESC, Paulo Sérgio Varoto, destacou a presença de diversas mulheres na solenidade, afirmando que a presença feminina tem sido destaque em vários campos da ciência, e que isso só tende a aumentar.

Após a solenidade, parte dos alunos e pais presentes no evento almoçou no Restaurante Universitário, seguindo para um workshop, também coordenado por Herbert, com alunos de graduação da USP participantes de grupos de pesquisa, ensino e extensão financiados pela universidade*. “Esses alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na graduação em projetos específicos. Temos grupos que desenvolvem robôs, sondas, desenvolvimento de automação etc.”, diz Herbert.

*participaram do workshop os seguintes grupos: Semear, IEEE, Fellowship of The Game Jogos, Tupã, Whartog, Zenith e SPIE.

Confira abaixo algumas imagens do evento.