10 de agosto de 2017

CNPq só tem recursos para bolsas de pesquisa até setembro

O contingenciamento de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), resultado do corte efetuado pelo Governo em cerca de 40% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi o tema central da entrevista que o Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABC), Luiz Davidovich, concedeu à Radioweb, tendo sublinhado o fato de que a alocação de recursos em ciência e tecnologia não é um gasto, mas um investimento, realçando que o citado corte “é um tiro no pé na economia do Brasil”, já que, segundo o entrevistado “no mundo atual não há desenvolvimento sem conhecimento”.

Recordamos que o CNPq viu reduzido seu orçamento de 2017 para quase a metade, ou seja, de R$ 1,3 bilhão para R$ 730 milhões.

Para o Presidente do CNPq, Mário Neto Borges, que também intervém na citada entrevista, sem a liberação de verbas pelo Ministério da Fazenda só haverá recursos para o pagamento das bolsas a pesquisadores até o próximo mês de setembro.

Para ouvir esta entrevista, clique AQUI.

(Com informações da Radioweb/Fernanda Wenzel)