30 de junho de 2017

A ciência que ELAS fazem

Não é novidade dizer que mulheres não recebem os mesmos holofotes que homens por suas conquistas científicas- mesmo que a história não seja pródiga em trazer inúmeros exemplos de pesquisadoras que desenvolveram estudos que são, hoje, referência no mundo acadêmico (e fora dele).

Felizmente, iniciativas que exaltem as conquistas científicas feitas por mulheres têm, cada dia mais, ganho espaço, e uma delas foi lançada recentemente pelas alunas, Jacqueline Garutti Lopes (IFSC/USP) e Juliana Gimenez (ICMC/USP), coordenadas por Thaís Jordão, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), com o ciclo mensal de seminários “Ciência que elas fazem”.

A ideia começou a ganhar corpo após a exposição “Elas: expressões de matemáticas brasileiras”, realizada no ICMC em março deste ano, em comemoração ao dia das mulheres. “Foi a partir dessa exposição que começamos a refletir sobre o fato de que o trabalho de mulheres na ciência é pouco divulgado, não só nos dias de hoje, mas historicamente. Nossa ideia inicial era fazer esse tipo de divulgação nas escolas, trazendo informações sobre as mulheres na ciência, e estimulando alunas do ensino médio a seguir essas carreiras”, relembra Juliana.

A partir de então, Juliana e Jaqueline conversaram com Thaís, e a ideia ganhou um novo formato, resultando no “Ciência que elas fazem”, no qual alunas, docentes e pesquisadoras da USP São Carlos e de outras universidades e instituições de pesquisa têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos ou, simplesmente, falar sobre as pesquisas de outras mulheres, de maneira simples e descomplicada, permitindo que todos compreendam e tenham conhecimento destes trabalhos, mesmo que não estejam relacionados às suas áreas de pesquisa. “Gostaríamos que, de alguma forma, esse seminário auxilie na permanência de mulheres nos cursos oferecidos na USP São Carlos, mas queremos também que isso estimule as mulheres, em geral, a ingressar em carreiras científicas”, afirma Jacqueline.

O “Ciência que elas fazem” ocorre na última ou penúltima quarta-feira de cada mês, às 13 horas, no auditório do ICMC “Fernão Stela”. O seminário é aberto ao público e todos estão convidados a participar- como espectadores e palestrantes.

Para mais informações sobre a programação ou sobre o “Ciência que elas fazem”, acesse https://thsjordao.wixsite.com/elascientistas