19 de junho de 2017

Astrônomo mundialmente famoso ministra curso no IFSC

Na próxima semana, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) receberá a visita do astrônomo estadunidense, Nicholas Suntzeff, distinguished professor da Texas A&M University (EUA).

Luiz_Nunes-_curso_SuntzeffSuntzeff é mundialmente famoso por ter criado, em 1994, junto com Brian Schimidt, o programa de observação de supernovas distantes. Quatro anos depois, essas observações mostraram que a expansão do universo é acelerada, e deram origem ao conceito de Energia Escura. Por essa descoberta revolucionária, Schmidt e Adam Riess receberam o Prêmio Nobel de 2011.

Sobre o curso

Durante sua visita no IFSC, Suntzeff oferecerá um mini curso sobre Cosmologia Observacional, intitulado “Crash Course on Observational Cosmology”. O curso será ministrado em duas datas diferentes: 19 de junho, das 16h15 às 18h00, no anfiteatro azul do Prédio dos LEF, e no dia 20 de junho, das 10 às 11h45, no anfiteatro verde do Prédio dos LEF.

O mini curso não oferecerá créditos, e é dirigido a alunos do último ano de graduação e alunos de pós-graduação, mas é aberto a todos os interessados. Porém, o número de vagas é limitado, e os interessados deverão se manifestar pelo e-mail do professor do IFSC, Luiz Nunes: luizno@usp.br

Suntzeff também será o palestrante da última edição do semestre do programa “Ciência às 19 horas”, com a palestra “O Universo”, que também é aberta a todos os interessados.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP