13 de junho de 2017

A física de partículas com arte

A física de partículas é um ramo da física que estuda os constituintes elementares da matéria e da radiação, bem como as interações entre esses elementos, e suas possíveis aplicações. Essa área de estudos, no entanto, pode ser de difícil compreensão para muitos estudantes, o que pode se tornar um grande obstáculo para que eles se aventurem nessa área de pesquisa.

Carol_Takeda-_colecao_de_particulasMas a ideia da física de partículas pode, sim, ser compreendida por qualquer tipo de público. E para provar esse argumento, basta acessar o blog Coleção de Partículas. Criado por Carolina Sayuri Takeda, aluna do curso de Bacharelado de Física do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), sob a orientação da docente do Grupo de Física Teórica (FT-IFSC/USP), Tereza Cristina da Rocha Mendes, o blog é uma aula de física e… de arte! “Desde sempre, eu quis fazer iniciação científica com a professora Tereza e, ao conversarmos sobre isso, ela me indicou a leitura de alguns livros sobre física de partículas, inclusive o Particle hunters [Caçadores de partículas, na tradução para o português]. Fiz um pequeno livreto com o resumo deste livro, incluindo no resumo figuras, pois sempre gostei de fazer meus resumos dessa forma. Quando eu mostrei à professora, ela ficou muito entusiasmada, e gostou da ideia de fazermos algo parecido virtualmente”, relembra Carolina.

O projeto foi incorporado ao Programa Unificado de Bolsas (PUB/ USP), e aprovado pouco tempo depois. Assim, em setembro do ano passado, Carolina criou o blog, e deu asas à imaginação para criar textos de fácil entendimento, acompanhados de belas figuras e ilustrações, tornando a compreensão sobre física de partículas acessível a qualquer interessado. “Pensamos o tempo todo no tipo de linguagem que abordaremos nos textos. Nós focamos todo tipo de público, de todas as idades e, inclusive, aqueles que nunca tiveram qualquer contato com a física. A linguagem é bem acessível!”, afirma.

Até o momento, o blog é pouco conhecido. Mas isso está prestes a mudar. Carolina já criou uma página no Facebook para divulgar o blog e, quando há novas postagens, cada um dos seguidores é avisado. “Já vi que há pessoas de fora do Brasil acessando o blog, de países como Estados Unidos e Canadá”, conta a “aluna artista”.

Carolina_Takeda-Carolina, que já está em seu último ano de graduação, diz que pretende dar continuidade ao projeto. “Para mim, tem sido muito prazeroso! Gosto de física e de arte, e estou conseguindo juntar essas duas paixões. Fico muito feliz quando tenho retorno das pessoas, e muitos já pediram que eu continue alimentando o blog, mesmo depois que o projeto for finalizado”.

Ela planeja ainda explorar outros tipos de mídia para divulgar a física de partículas, e ampliar a divulgação do projeto. Para Carolina, a divulgação da física da maneira como vem sendo feita por ela, ou seja, através de uma linguagem de fácil entendimento a todo tipo de público, é algo muito importante. “Eu vejo que há muitas pessoas já fazendo isso, mas encontrei muito pouco material em português. Acho que seria muito legal que mais alunos do IFSC fizessem a divulgação da física dessa maneira, abordando todas as pesquisas que são feitas por nossos docentes do IFSC”, opina. “Acho que há muitos estudantes do ensino médio interessados em cursar física aqui, mas eles não sabem ou não entendem muito bem quais as pesquisas que estão sendo feitas. Minha ideia inicial foi tornar mais acessível a pesquisa da professora Tereza, e seria muito legal se isso fosse expandido para todos os professores do Instituto”.

A maior vontade de Carolina, no entanto, é incentivar as pessoas a conhecer melhor assuntos de física, tenham elas vontade ou não de seguir um curso nesta área. Se ela conseguirá concretizar esse desejo, não se sabe. Mas, ao se olhar seu blog, tem-se a certeza de que não lhe falta capacidade para isso- intelectual e artística.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP