Notícias

6 de junho de 2017

77º Concerto da USP-Filarmônica

fil500

31 de maio último foi o dia escolhido para mais um concerto realizado no Teatro Municipal de São Carlos, inserido na série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos – edição 2017, numa organização do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos, evento que mais uma vez registrou lotação esgotada para assistir á tão prestigiada USP-Filarmônica e ao grupo de solistas especialmente convidados para esta apresentação.

Com o 77º Concerto da USP-Filarmônica, sob a regência do Maestro Prof. Rubens Russomanno Ricciardi, os destaques foram, como não poderia deixar de ser, para os solistas Fernanda Brussi, Janaína Lemos e Priscila Cubero (sopranos), Felipe Rissatti (contratenor) e Camilo Calandreli (barítono), que emprestaram toda sua arte através de um repertório bem diversificado, cujo programa esteve organizado da seguinte forma:

Abertura em Ré maior (c. 1815), da autoria de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832); Ária Zeffiretti Lunsighieri, da ópera Idomeneo (1781), de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); Acalanto da Rosa (1958), e Ouve o silêncio (1957), ambos com poema de Vinícius de Moraes, obras especialmente concebidas para soprano solista e orquestra, da autoria de Claudio Santoro (1919-1989), com orquestrações de Rubens Russomanno Ricciardi; Agora que sinto amor (2017), com poema de Fernando Pessoa (Alberto Caeiro), obra para soprano solista e orquestra de cordas, da autoria de Rubens Russomanno Ricciardi; Busque Amor novas artes, novo engenho (2017), com soneto de Luís de Camões, uma obra para barítono solista e orquestra (flautim, flautas: 2, clarinete, fagote, trompa, percussão: 2, cordas), da autoria de Lucas Galon; Venid a sospirar (2017), obra para contratenor solista e orquestra (flautim, flauta, clarinete, fagote, trompa, percussão, piano e cordas), de José Gustavo Julião de Camargo; e uma bela sequência de Fados Portugueses, com os temas Haja o que houver, O Pastor, e Canção do Mar, com arranjos de José Gustavo Julião de Camargo e Lucas Eduardo da Silva Galon, obras para soprano solista e orquestra (flautim, flauta, clarinete, fagote, trompa, percussão, piano e cordas).

Vamos então recordar e dar destaque aos solistas de mais fil-5-300esse concerto da USP – Filarmônica:

A soprano Fernanda Brussi iniciou seus estudos de técnica vocal com o professor Roberto Prieto, em Catanduva. Ao ingressar no curso de História pela UNESP Franca, juntou-se ao coro da universidade, no qual cantou por quatro anos sob a Regência de Cristina Emboaba de Camargo, atuando também como solista. Pelo Madrigal Ademus, teve também a oportunidade de participar, em 2012, do festival italiano de coros de Alta Pusteria.

No ano seguinte iniciou o curso de Bacharelado em Canto e arte Lírica pelo Departamento de Música FFCLRP-USP, sob orientação da professora Maria Yuka de Almeida Prado, onde estuda até hoje. Pela universidade, atua ainda como coralista e solista no coro da Oficina Experimental, sob regência da Profª Silvia Berg, tendo participado também de outros grupos na cidade de Ribeirão Preto, como o coro da Orquestra Sinfônica local, Sinfonietta Ribeirão Preto, e com o coro da UNAERP, com o qual atuou como coralista e solista em uma série de concertos fil-3-300pelas cidades de Ouro Preto e Mariana, sob regência de Lucas Galon. Atualmente, conta ainda com a orientação vocal do barítono Carlos Gonzaga.

A também soprano Janaína Lemos iniciou seus estudos aos seis anos de idade, em violino, tendo sua mãe e sua avó, Marisa e Ed Lemos, como professoras. Em 2016, foi bolsista do Mozarteum Brasileiro na 2ª Academia de Canto Trancoso. É aluna do Bacharelado em Canto pela FFCLRP-USP, na classe da Profa. Yuka de Almeida Prado, recebendo orientação ainda de Davide Rocca e Carlos Gonzaga. Integra também a Oficina Experimental sob regência da Profa. Sílvia Maria Pires Cabrera Berg.

A igualmente soprano Priscila Cubero é natural da cidade do Rio de Janeiro, fil-4-300estudou música na FFCLRP-USP (bacharelado em canto e arte lírica) sob a orientação de Maria Yuka de Almeida Prado. Já esteve como solista à frente da Orquestra Sinfônica de Franca, sob a regência de Nazir Bittar, frente à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob a regência de Reginaldo Nascimento e Cláudio Cruz e USP-Filarmônica, sob a regência de Rubens Ricciardi e Vantoil Sousa Jr.. Tem como orientadora vocal, atualmente, a cantora lírica Juliana Starling, do Teatro Municipal de São Paulo. Fez sua estreia em ópera como Bastienne, em Bastien und Bastienne, de Mozart, sob a direção de Rubens Ricciardi e José Maurício Cagno. Como diretora musical e preparadora vocal de teatro, já trabalhou com o premiado Mulheres Vermelhas, de Gilson Filho, e Antiperipléia, com direção de Renato Ferreira, que estreou no Festival Nacional de Curitiba. Ainda na direção musical, como também com composição de letra e música, nos espetáculos A árvore dos mamulengos, direção geral de Gracyela Gitirana, Canção para Assis e Os Vagalumes, com direção geral de Júlio César Avanci.

O criontratenor Felipe Rissatti iniciou seus estudos de canto aos 11 anos de idade, pelo Centro Municipal de Artes de Barretos, sob orientação da violonista e preparadora vocal Anna Cristina Krick; foi aluno de violino do Projeto Guri e do Conservatório Villa-Lobos. Cursa o bacharelado em violino, sob orientação de Cláudio Rogério Giovanini Micheletti, na FFCLRP-USP. Bolsista da USP-Filarmônica, sob a regência do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi, participa também da Oficina Experimental de Instrumentos e Oficina Experimental da Voz, sob regência da Profa. Dra. Sílvia Maria Pires Cabrera Berg; cursa ainda disciplinas complementares de bacharelado em canto, sob orientação da Profa. Dra. Maria Yuka de Almeida Prado.

Finalmente, referência ao barítono Camilo Calandreli, que é graduado pela ref200ECA-USP, especialista em Administração Pública Cultural pela UFRGS e mestrando em Arte Lírica pela UNICAMP. Iniciou seus estudos de técnica vocal com Gisele Ganade (2000), aperfeiçoando-se com o Prof. Dr. Mauro Chantal (UFMG) e Carlos Eduardo Marcos. É professor de técnica vocal e solista na Cia. Ópera Minaz de Ribeirão Preto e maestro do Coral Eurípedes Barsanulfo de Batatais. Foi solista em cantatas, música sacra e desenvolve vasto repertório de música de câmara. Desde 2011 é solista à frente das orquestras: Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), Orquestra de Câmara da USP (OCAM), USP-Filarmônica, Sinfônica de Franca, Sinfônica da UnB (Brasília) e Sinfônica de Campinas, tendo sido regido pelos maestros Abel Rocha, David Junker, Cláudio Cruz, Olivier Toni, Nazir Bittar, Rubens Ricciardi e Victor Hugo Toro. Recebeu o prêmio de Melhor Intérprete da Música de Câmara no Concurso Nacional de Canto Lírico Carlos Gomes (2013 e 2014).

O próximo concerto com a USP-Filarmônica ocorrerá dia 28 de junho, pelas 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos.

(Fotos: André Estevão – FFCL-RP/USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..