29 de maio de 2017

Curso de Tecnologia do Vácuo para a Indústria

O Instituto de Física da USP (IFUSP) realiza entre os dias 07 de agosto e 14 de novembro do corrente ano o Curso de Tecnologia do Vácuo para a Indústria, com frequência gratuita, com aulas teóricas, seminários e atividades práticas, sendo que as inscrições estarão abertas até 14 de julho próximo.

Este evento apresentará alguns aspectos da teoria cinética dos gases, necessários para o estudo de sistemas de vácuo, conceitos de velocidade de bombeamento, condutâncias, escoamento de gases nos regimes molecular, viscoso e intermediário. Serão discutidos os mecanismos de operação de medidores de pressão, bombas de vácuo, vazamentos reais e virtuais, componentes, materiais e fontes de gases associadas com seus respectivos modelos, tais como: gás do volume, dessorção térmica, difusão, permeação, vaporização, etc.

As aulas teóricas serão complementadas com a realização de experimentos específicos, considerados de suma importância para a interação dos estudantes com sistemas de vácuo, bem como para o aprendizado de tomada de atitudes durante o processo de escoamento de gases nos diferentes regimes.

As aulas serão ministradas no Instituto de Física da USP às segundas-feiras e terças-feiras das 19h30min às 22h30min, no período de agosto a novembro de 2017. O início das aulas está previsto para o dia 07 de agosto e o término para o dia 14 de novembro de 2017.

Os candidatos selecionados serão informados até dia 01 de agosto de 2017 e deverão confirmar a presença no curso. Para a aceitação do candidato no curso é necessária a apresentação de uma carta solicitando sua inscrição, feita pela Empresa ou Instituição do candidato. Serão limitadas as inscrições para no máximo dois participantes por empresa. Para que o participante tenha direito ao certificado de conclusão do curso é necessário o comparecimento em 85% das atividades programadas.

As inscrições podem ser feitas no site da Comissão de Cultura e Extensão do IFUSP (CLIQUE AQUI), com 20 vagas disponíveis.

Para maiores informações sobre este curso, clique AQUI