26 de maio de 2017

Zika vírus: o desafio do desenvolvimento de fármacos antivirais

O Prof. Dr. Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), ministrou a palestra Zika vírus: o desafio do desenvolvimento de fármacos antivirais, em 26 de maio, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), através do Colloquim diei.

Glaucius_250Nessa apresentação, ele falou sobre os mecanismos de infecção e seus componentes moleculares, tendo destacado o desempenho de sua equipe de pesquisadores na recente elucidação da estrutura do domínio RNA polimerase RNA-dependente da proteína NS5 do vírus Zika, e as perspectivas de desenvolvimento de compostos com potencial atividade antiviral contra o vírus.

Ex-Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Oliva desenvolveu a graduação e o mestrado na USP, e o doutorado em cristalografia de proteínas, na Universidade de Londres, na Inglaterra. Desde 1994, obtém o título de Livre-Docente pela USP. É também coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar/FAPESP), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.