23 de maio de 2017

Inscrições abertas para o Programa PROBRAL

Está já disponível no website da CAPES o edital do Programa PROBRAL, cujas inscrições ocorrem até dia 19 de junho do corrente ano, compreendendo a escolha de trinta novos projetos que terão a duração de dois anos de fomento, podendo ser renovados por até mais 2 anos, conforme critérios de avaliação das agências financiadoras.

O Programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa, sendo resultado de uma parceria instituída entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Os objetivos deste programa são apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães, prevendo-se a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.

Modalidade de bolsa e benefícios

As modalidades de apoio são, nomeadamente: Missões de Trabalho; Missões de Estudo.

No que concerne à modalidade de Missões de Trabalho, consiste no financiamento de viagem de curta duração para pesquisadores doutores da equipe brasileira oficialmente incluída no projeto, tendo como benefícios auxílio diário, auxílio para contratação de seguro saúde ou seguro viagem na Alemanha e auxílio deslocamento

Quanto à modalidade Missões de Estudos, consiste no deslocamento de estudantes ao exterior a fim de desenvolverem atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto, nas seguintes modalidades: Doutorado-Sanduíche com duração de 4 a 12 meses e Pós-Doutorado, com duração de 2 a 12 meses, tendo como benefícios a atribuição de mensalidade, auxílio instalação, auxílio deslocamento, auxílio seguro saúde e adicional localidade (somente para as cidades consideradas de alto custo de vida – Portaria CAPES nº 60/2015)

O grupo brasileiro deverá se inscrever no site da CAPES (programa PROBRAL) e o grupo alemão no site do DAAD (programa PPP), ambos com o mesmo projeto.

As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. No Brasil, as inscrições serão feitas junto à Capes pelo proponente a coordenador brasileiro. Na Alemanha, as inscrições serão feitas junto ao DAAD, pelo proponente a coordenador alemão. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.

As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, dentro dos prazos estabelecidos no calendário do edital.

A lista de documentos e demais informações sobre as inscrições estão disponíveis no edital.

Para se inscrever e/ou obter mais informações, clique AQUI.