18 de maio de 2017

Produção de charmonium exótico em colisões hadrônicas

Realizou-se na tarde de quarta-feira (17), na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a palestra Produção de charmonium exótico em colisões hadrônicas, que foi apresentada pelo docente do Instituto de Física da USP (IF/USP), Prof. Dr. Fernando Navarra, através do High-Energy Physics Seminars.

O docente falou sobre os “charmonium FERNANDO_NAVARRA_250exóticos” – mésons que não são compostos unicamente por um par de quark charme -, tendo comentado os mecanismos de produção desse tipo de estado em colisões próton-próton e núcleo-núcleo, que ocorrem no The Large Hadron Collider (LHC).

Professor Titular desde 2004, Navarra é graduado e mestre em física pela Universidade de São Paulo, sendo doutor pela Philipps-Universidade Marburg (Alemanha). Entre 2008 e 2009, chefiou o departamento de Física Experimental do IF/USP e, de 2009 a 2013, ocupou o cargo de vice-diretor do instituto em questão.