19 de maio de 2017

Concerto memorável no Teatro Municipal de São Carlos

O Teatro Municipal de São Carlos recebeu na noite de OSUSP_2-25016 de maio último, um extraordinário concerto com o conjunto de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), um evento organizado pelo Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Com a lotação do teatro esgotada, a OSUSP, regida pelo Maestro William Coelho, interpretou Serenata para cordas (A. Nepomuceno), Ária Suite nº 3 (Bach), Divertimento em Ré Maior – 1 – Allegro / 2 – Andante / 3 – Presto (Mozart), Concerto Alla Rustica (Vivaldi) e Eine Kleine Nachtmusik – 1 –Allegro / 2 – Romanze / 3 – Minuetto / 4 – Rondo (Mozart).

A OSUSP foi fundada em 1975, sendo, desde então, um órgão adstrito à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e teve como primeiro regente o renomado compositor Camargo Guarnieri (1907-1993). Tem como missão prioritária estimular a educação e a cidadania em sentido amplo, incluindo em sua programação repertório de compositores brasileiros e sul-americanos, concertos educativos e didáticos nas principais salas de concerto e nos campi da Universidade. Com essa ação, procura promover o aprimoramento cultural através da música e possibilitando o estímulo estético, a formação do público e a interação entre o saber produzido na Universidade e a sociedade.

No que diz respeito ao maestro, William Coelho, ele é natural de São Paulo, é doutorando em Musicologia, mestre em Etnomusicologia e Bacharel em Regência pela ECA/USP. Foi bolsista no Wind Conducting Symposium, da Universidade de Toronto (Canadá), no Festival de Campos do Jordão, Festival de Campos, RJ, e no Curso Livre de Regência do IA-Unesp. Foi diretor do Conservatório de Alfenas (MG), regente do Coral Ecos, da Universidade Federal de Alfenas, regente assistente do Coral e da Orquestra de Câmara da ECA/USP. É regente do Coral VivaVoz e regente convidado da Orquestra Sinfônica e do Conjunto de Música Antiga da USP, assim como dos ensembles da Academia Osesp.

OSUSP_4-500

O conjunto de cordas da OSUSP, que se apresentou neste concerto, foi constituído por:

Violinos I: Simplício Soares, Ricardo Takahashi, Alexandre Cunha, Karen Hanai, Pedro Delarole;

Violinos II: Mayra Lima, Patricia Casadei, Ana Lucia Danilovic, Madoka Ikeya, João Antônio Nogueira;

Violas: Newton Carneiro, Daniel Pires, Denise Fukuda;

Violoncelos: Vana Bock, Eduardo Bello, Iberê Siqueira;

Contrabaixos: Alexandre Miranda e Clovis Camargo.

Próximo concerto no Teatro Municipal acontecerá no dia 31 de maio, a partir das 20h30, com a USP Filarmônica.