4 de abril de 2017

Invasão do prédio da Prefeitura do Campus

A Prefeitura do Campus USP de São Carlos emitiu hoje, dia 04 de abril, o Comunicado PUSP-SC N.32 – 4/4/2017, que aborda a invasão do prédio da Prefeitura do Campus por um grupo de alunos, cujo conteúdo passamos a divulgar:

“Na última sexta-feira, dia 31 de março, data de triste lembrança do povo brasileiro, por mais de meio século, em que a ordem democrática do nosso país foi violentada, da mesma forma, o prédio da Prefeitura do Campus da USP de São Carlos foi invadido por alguns alunos que recebem o benefício de moradia gratuita. O ato aconteceu após o término de uma reunião, com quatro horas e meia de duração, da qual participaram o Prefeito do Campus, o Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e representantes de um grupo de estudantes manifestantes. Todas as propostas de conciliações apresentadas pelos dirigentes foram rejeitadas pelos alunos que participaram da negociação.

Anteriormente, foram constatadas graves irregularidades na moradia estudantil e duas comissões de sindicâncias foram instaladas. Outros argumentos são usados pelo mesmo grupo de alunos moradores do alojamento gratuito para desviar a atenção das ocorrências.

A Universidade de São Paulo está agindo dentro da legalidade, e liminar de reintegração de posse do prédio da Prefeitura do Campus foi judicialmente expedida, ontem, sendo válida para todos os prédios deste campus universitário.

Ações institucionais dos estatutos da Universidade e legais de justiça já estão em andamento. Alguns alunos desrespeitaram os direitos invioláveis da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, garantidos pela Constituição Cidadã de 1988, direitos que asseguram indenização pelo dano material ou moral, decorrente de sua violação. Para esses alunos, ações criminal e civil já foram impetradas.

Prof. Dr. Edmundo Escrivão Filho

Prefeito do Campus”

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus USP São Carlos)