31 de março de 2017

Micro e nano cristalografia na nova fonte de luz Síncrotron brasileira

Linha MANACA – micro e nano cristalografia no Sirius, a nova fonte de luz Síncrotron brasileira foi o tema da palestra apresentada pela Dra. Ana Carolina de Mattos Zeri, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS* (Campinas – SP), no Colloquium diei que se realizou nesta sexta-feira (31), no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Nessa palestra, a pesquisadora falou ANA_CAROLINA_250sobre sua trajetória científica, tendo apresentado os planos para a construção da MANACA, uma das primeiras linhas de luz planejadas para o Sirius, o novo acelerador de elétrons e fonte de luz Síncrotron em construção no LNLS.

A Dra. Ana Carolina é graduada e mestre em física pelo então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP), mestre em química pela Universidade da Pensilvânia (EUA), doutora em química e bioquímica pela Universidade da Califórnia (EUA), tendo desenvolvido pós-doutorado na Universidade da Califórnia – Berkeley (EUA) e na Universidade Estadual de Nova Iorque em Búfalo (EUA).

*O LNLS integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM.