24 de março de 2017

Cor, sabor e liberdade: o caso dos quarks

No Colloquium diei que aconteceu no dia 24 de março, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Profa. Dra. Tereza Cristina da Rocha Mendes, do Grupo de Física Teórica do IFSC, apresentou a palestra Cor, sabor e liberdade: o caso dos quarks.

Apesar de o termo “próton” significar “primitivo”, “primordial”, os prótons não são partículas elementares, mas sim estados ligados por partículas menores – quarks -, que interagem pelo efeito da chamada carga de cor. Essas são as interações fortes, responsáveis pela coesão do núcleo atômico e pelos principais processos envolvendo hádrons (como prótons, nêutrons e píons).

Sua descrição é dada pela Cromodinâmica Quântica (QCD), uma teoria quântica de campos com propriedades bastante peculiares. A principal característica da QCD é a não-linearidade, que dificulta o tratamento teórico das interações fortes e possivelmente determina um comportamento absolutamente bizarro para os quarks: seu confinamento permanente em estados ligados, sem cor.

O entendimento do confinamento de quarks ainda é um problema não solucionado. Nesse colóquio, a Profa. Tereza discutiu a TEREZA_300QCD e os métodos para estudá-la, tendo apresentado alguns resultados de sua área de pesquisa.

A docente é graduada e mestre em física pela USP, sendo doutora na mesma área pela Universidade de Nova Iorque (EUA). Entre 1996 e 2000, desenvolveu pós-doutorado na Universidade de Estudo de Roma Tor Vergata (Itália) e na Universidade de Bielefeld (Alemanha), tendo obtido o título de livre-docência pelo IFSC/USP em 2013.