21 de março de 2017

Doutorado pleno em França

Encontram-se abertas até dia 10 de abril inscrições para o preenchimento de uma vaga, com duplo vínculo, para doutorado pleno em Óptica, no Institut Fresnel (CRCM), e em Biologia, no Centro de Investigação em Cancerologia de Marselha (Ecole Doctorale 062 Sciences de la Vie et de la Santé) (Ecole Doctorale 352 Physique et Sciences de la Matière), ambas as instituições localizadas na cidade de Marselha, na França.

Este doutorado tem o objetivo de desenvolver novas ferramentas ópticas e biológicas para decifrar a organização de septinas, que são proteínas essenciais do citoesqueleto celular, juntamente com a sua interação com outros filamentos do citoesqueleto actina e microtubulos durante a divisão celular. O tema abordado é altamente interdisciplinar, com a supervisão a cargo das duas instituições e com o apoio da empresa Horiba.

Os candidatos deverão ser das áreas de física ou biofísica, com conhecimentos em óptica (com interesse em biologia) ou biologia (com interesse em óptica experimental). O trabalho envolverá tanto desenvolvimento de instrumentação óptica como preparação de amostras biológicas, sendo que o aluno estará envolvido em diferentes facetas do trabalho, onde tarefas como in vitro/desenvolvimento de amostras de células/imagem experimental e análise de dados serão igualmente importantes. Uma experiência anterior com interdisciplinaridade durante a tese de mestrado é, portanto, muito favorável, em particular envolvendo microscopia óptica.

Os candidatos deverão estar fortemente motivados para a exploração de novas questões em biologia e no desenvolvimento de um instrumento de interesse para a indústria, uma vez que o dispositivo de detecção previsto neste projeto pode levar ao desenvolvimento industrial. Os candidatos trabalharão parte de seu tempo com um colaborador internacional e participarão de várias conferências nacionais e internacionais, devendo, por isso, ser capazes de se integrarem em ambientes internacionais.

Para acessar o edital e/ou os contatos para se candidatar a uma destas vagas, clique AQUI.