Notícias

16 de março de 2017

Docente do IFSC participa de mesa-redonda

O Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho, docente do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), irá compor, nessa quinta-feira (16), uma das mesas-redondas do workshop que inaugurará a São Paulo Astronomy Network (SPAnet) (Rede Paulista de Astronomia). O evento se realizará das 9h às 16h, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no bairro Alto da Lapa, na capital paulista.

galaxia_250O objetivo da Rede é estreitar a relação entre pesquisadores da comunidade paulista de astronomia, para fortalecer as pesquisas desenvolvidas nessa área, no estado de São Paulo, e aumentar a visibilidade desses estudos nos âmbitos nacional e internacional. A iniciativa também objetiva promover atividades que estimulem o desenvolvimento de instrumentação astronômica, bem como parcerias internacionais, haja vista que alguns pesquisadores que atuam no estado estão envolvidos em colaborações com outros países, como Chile, Estados Unidos e Argentina, nos projetos intitulados Giant Magellan Telescope (GMT), Large Latin-America Millimiter Array (LLAMA) e Cherenkov Telescope Array – CTA.

A criação da Rede foi inspirada em projetos de naturezas semelhantes, como o South American Institute for Fundamental Research, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (SAIFR/IFT/UNESP), e a Netherlands Research School for Astronomy (NOVA), sediada na Holanda.

Com o intuito de promover as ações da SPAnet e estimular discussões entre os participantes, o workshop compreenderá palestras sobre a astronomia no estado de São Paulo, bem como mesas-redondas que abordarão a visibilidade da ciência paulista, instrumentação astronômica, educação e difusão científica, e a gestão da SPAnet (confira a programação na íntegra AQUI).

Membro da Rede, o Prof. Luiz Vitor participará da mesa-redonda que discutirá Como promover a instrumentação e a participação industrial, na tentativa de buscar maneiras de fomentar a relação entre grupos de pesquisa e empresas, e descrever o tipo de indústria que tem interesse e capacitação suficientes para atuar em projetos de astronomia. Nessa discussão, o docente do IFSC/USP estará ao lado de outros pesquisadores que têm experiências em projetos de construções relacionadas a observatórios astronômicos, sendo eles: Claudia Vilega Rodrigues (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE), Danilo Zanella (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo – IAG/USP), José Octávio Armani Paschoal (GMT Brazil), Elisabete de Gouveia Dal Pino (IAG/USP) e Bruno Castilho (Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA).

LUIZ_VITOR_500

Luiz Vitor de Souza Filho é graduado, mestre e doutor em física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo desenvolvido pós-doutorado no IAG/USP. Especialista em astrofísica de partículas, o docente diz que há muitos grupos de pesquisa independentes obtendo sucesso em importantes pesquisas na área de astronomia, e que a SPAnet é uma tentativa de unir os esforços já registrados por essas equipes, para otimizar os investimentos atribuídos a projetos dessa área e obter resultados científicos ainda melhores.

“Acredito que a maneira como a SPAnet enxerga a ciência poderá ser aplicada inclusive em outras áreas do conhecimento”, comenta o docente, cujas expectativas para a atuação da rede de cooperação são bastante positivas, principalmente porque os pesquisadores envolvidos na SPAnet já têm discutido propostas via e-mail.

As inscrições gratuitas para o workshop podem ser feitas AQUI.

(Créditos: Imagem 1 – NASA)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..